Parnasianismo
Gabarito
01. (FUVEST)
"Quero que a estrofe cristalina,
Dobrada ao jeito
Do ourives, saia da oficina
Sem um defeito."
A concepção de poema como peça de ourivesaria, como objeto estético harmonioso e perfeito, expressa nos versos acima, é característica fundamental do:
- Romantismo
- Trovadorismo
- Movimento Antropofágico
- Arcadismo
- Parnasianismo.
02. (UF-ES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:
- um conteúdo social, de interesse universal.
- a noção do progresso da sua época.
- uma mensagem educativa, de natureza moral.
- uma lição de cunho religioso.
- Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
03. (FMTM-FCC)
"Admitida esta necessidade, não admitamos confusões entre os que se resignam ao poetar espontâneo e os que ambicionam ao sacerdócio do poeta artístico. Não tragam os aprendizes para a oficina da joalheria um material indigno, vocação errada, incapacidade, pechisbeque e miçangas, em vez de ouro e pérolas, preguiça em vez de paciência, negligência em vez de vontade e gosto."
O excerto acima representa um fragmento do programa estético do
- Arcadismo
- romantismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Modernismo
04. (UF-PA) À subjetividade romântica os parnasianos contrapuseram a impessoalidade objetiva; Bilac, parnasiano por excelência, por vezes foge do rigorismo objetivista de sua escola como, por exemplo, nos versos em que o eu do poeta se manifesta claramente. É o que se vê em:
- "Fernão Dias Paes Leme agoniza. Um lamento/ Chora largo, a rolar na longa voz do vento."
- "Pára! Uma terra nova ao teu olhar fulgura!/ Detém-te! Aqui, de encontro a verdejantes plagas"
- "E eu, solitário, solto a face, e tremo,/ Vendo o teu vulto que desaparece."
- "Chega do baile. Descansa/ Move a ebúrnea ventarola."
- "E ei-la, a morte! E ei-lo, o fim! A palidez aumenta; Fernão Dias se esvai, numa síncope lenta."
05. (CFET-PA) Todas as afirmações abaixo estão corretas, com exceção de:
- Parnasianismo é a manifestação poética do Realismo, mais voltada para o concreto.
- Os parnasianos assumiram o sentimentalismo quanto à observação da realidade, pregando uma atitude pessoal.
- Os parnasianos, negando a emoção, cultuaram a Razão e revalorizaram a Antigüidade Clássica.
- Parnasianismo é uma estética preocupada com a arte pela arte, a poesia pela poesia.
- Os parnasianos fixam-se na observação de regras poéticas e têm, por isso, uma linguagem rebuscada e artificial.
06. (CEFET-PR)
1) "Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"
2) "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras...
As estrofes acima são, respectivamente, dos poetas:
- Manuel Bandeira e Olavo Bilac.
- Vinícius de Moraes e Fagundes Varela.
- Olavo Bilac e Cruz e Sousa.
- Cruz e Sousa e Castro Alves.
- Castro Alves e Alphonsus de Guimaraens.
07. (FCC) Tentativa de produzir, com a poesia, efeitos semelhantes aos da música, fusão entre o imaginário e o real, fusão entre as percepções dos diferentes sentidos – eis algumas das características da poesia:
- barroca
- arcádica
- romântica
- parnasiana
- simbolista
08. (SANTA CASA)
"Do sonho as mais azuis diafaneidades
que fuljam, que na Estrofe se levantem,
e as emoções, todas as castidades
da Alma do Verso, pelos versos cantem."
- simbolista
- parnasiana
- romântica
- arcádica
- barroca.
09. (UFPR) Considere estes versos de Raimundo Correia:
"Se se pudesse, o espírito que chora,
Ver através da máscara da face:
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!"
Assinale a alternativa que exprime a oposição fundamental desses versos:
- corpo versus espírito.
- essência do ser versus aparência.
- gente feliz versus gente infeliz.
- piedade versus falsidade.
- dor versus falsidade.
10. (F.Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam:
- engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente.
- a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
- a simplicidade da arte primitiva, razão pela qual buscavam os temas bucólicos e uma linguagem próxima da fala rústica dos camponeses.
- abandono das formas fixas, criando, portanto, as condições para o posterior surgimento dos poemas em verso livre do Modernismo.
- a disciplina do artista e o trabalho artesanal com a linguagem, de modo a resultar uma obra adequada aos padrões de uma estética clássica.
11. (PUC-RS)
"Esta de áureos relevos, trabalhada
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia."
A poesia que se concentra na reprodução de objetos decorativos, como exemplifica a estrofe de Alberto de Oliveira, assinala a tônica da:
- espiritualização da vida
- visão do real.
- arte pela arte.
- moral das coisas.
- nota do intimismo.
12. (FMABC-SP) Assinale a alternativa que caracteriza o Parnasianismo:
- subjetivismo, imaginação e sentimentalismo.
- "Sob o manto diáfano da fantasia, a nudez crua da verdade."
- impassibilidade, perfeição formal, rimas raras, seleção vocabular.
- registro de impressões, emoções e sentimentos despertados no espírito do poeta.
13. (UFES) O ideal parnasiano do culto da "arte pela arte" significa que o objetivo do poeta é criar obras que expressem:
- um conteúdo social, de interesse universal.
- a noção de progresso da sua época.
- uma mensagem educativa, de natureza moral.
- uma lição de cunho religioso.
- Belo, criado pelo perfeito uso dos recursos estilísticos.
14. (UFMS) Rimas ricas, métrica rigorosa, trabalho artesanal com a linguagem, vocabulário requintado – eis algumas das características da poesia
- cultivada por Casimiro de Abreu.
- em que se afirmou Oswald de Andrade.
- contra a qual se voltou Olavo Bilac.
- vinculada à estética do Realismo.
- centrada nos temas bucólicos.
15. (FEI-SP) São características do Parnasianismo, do qual Olavo Bilac é legítimo representante:
- predomínio da razão, individualismo.
- determinismo biológico, retorno à Idade Média.
- culto da forma, arte pela arte.
- objetividade, sentimentalismo exagerado.
- n.d.a.
16. (CENTEC-BA) Todos os itens apresentam características do Parnasianismo, exceto:
- prevalência de formas fixas de composição poética.
- anseio de liberdade criadora.
- preocupação com a perfeição formal.
- gosto pela precisão descritiva.
- ideal de objetividade no tratamento dos temas.
17. (UFRS)
"É na convergência de ideais anti-românticos, como a objetividade no trato dos temas e o culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo. O nome da escola vinha de Paris e remontava a antologias publicadas [...] sob o título de Parnasse Contemporain, que incluíam poemas de Gautier, Banville e Lecomte de Lisle. Seus traços de relevo: o gosto da descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal de impessoalidade que partilhavam com os realistas do tempo." (Alfredo Bosi)
Com base no texto acima, referente ao Parnasianismo brasileiro, são feitas as seguintes inferências:
- Parnasianismo opôs-se a princípios românticos como a subjetividade e a relativa liberdade do verso.
- Tendo seu nome calcado num termo criado na França, o Parnasianismo brasileiro seguiu um caminho estético próprio, independente e original.
- Parnasianismo e Realismo são correntes literárias com ideais e princípios estéticos totalmente diferenciados.
Quais estão corretas?
- Apenas I.
- Apenas II.
- Apenas I e II.
- Apenas II e III
- I, II e III.
18. (PUCC-SP) É incorreto afirmar que no Parnasianismo:
- a natureza é apresentada objetivamente.
- a disposição dos elementos naturais (árvores, estrelas, céu, rios) é importante por obedecer a uma ordenação lógica.
- valorização dos elementos naturais torna-se mais importante que a valorização da forma do poema.
- a natureza despe-se da exagerada carga emocional com que foi explorada em outros períodos literários.
- as inúmeras descrições da natureza são feitas dentro do mito da objetividade absoluta, porém os melhores textos estão permeados de conotações subjetivas.
19. (FESP) A designação "arte pela arte" aplica-se a que tipo de tendência:
- Conceptista
- Cultista
- Parnasiana
- Simbolista
- Modernista
20. (PUC-RS) Alberto de Oliveira é considerado o mais característico poeta parnasiano, pois suas obras evidenciam:
- erudição lingüística, descrição subjetiva e alusão à mitologia greco-latina.
- culto à forma, descritivismo e retorno aos motivos clássicos.
- preciosismo lingüístico, recuperação dos moldes clássicos e devaneio sentimentalista.
- lirismo comedido, sentimento nacionalista e apuro vocabular.
- descrição pormenorizada, ruptura com os motivos clássicos e busca da palavra exata.
21. (Fund.S.André-SP) Poemas como "Anoitecer" e "A cavalgada", de Raimundo Correia, ou "Vaso chinês" e "Vaso grego", de Alberto de Oliveira, exemplificam uma feição típica do Parnasianismo. É ela:
- descritivismo.
- pendor filosofante.
- a preocupação com temas particulares e individuais.
- a valorização da Antigüidade greco-latina.
- a expressão indireta do autor.
22. (OSEC-SP)
"Sonhei que me esperavas. E, sonhando,
Saí, ansioso por te ver: Corria...
E tudo ao ver-me tão depressa andando,
Soube logo o lugar para onde eu ia."
- autor desse quarteto foi poeta de grande cultura, e sua obra manifesta patente dualidade romântico-parnasiana. O poeta:
- é contemporâneo de Gonçalves Dias.
- nasceu sob o domínio português.
- chama-se Olavo Bilac.
- morreu em meados do século XIX.
23. (UM-SP) Assinale a alternativa que não se aplica à estética parnasiana.
- predomínio da forma sobre o conteúdo
- tentativa de superar o sentimento romântico
- constante presença da temática da morte
- correta linguagem, fundamentada nos princípios dos clássicos
- predileção pelos gêneros fixos, valorizando o soneto.
Ver também:
Gabarito