Questões de 1 a 40
Gabarito
- (FEI-SP) Leia atentamente:
I. "Segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Auguste Comte, o evolucionismo formam o contexto sociopolítico-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista."
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos."
III. "Os maiores representantes da estética realista/naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio Azevedo e Raul Pompéia."
IV. "Poderíamos citar como característica da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade."
Verificamos que em relação ao Realismo/naturalismo está (estão) correta (corretas):
- apenas I e II.
- apenas I e III.
- apenas II e IV.
- apenas II e III.
- apenas III e IV.
2. (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma particularização do Realismo que:
- se volta para a Natureza a fim de analisar-lhe os processos cíclicos de renovação.
- pretende expressar com naturalidade a vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
- defende a arte pela arte, isto é, desvinculada de compromissos com a realidade social.
- analisa as perversões sexuais, condenando-as em nome da moral religiosa.
- estabelece um nexo de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos e biológicos e a conduta das personagens.
3. (UCS-RS) Embora tradicionalmente se considere o ano de 1893 como data final do Realismo e suas manifestações no Brasil, sabe-se que, na verdade, durante os primeiros vinte anos do século XX, essa estética desenvolveu-se paralelamente:
- ao Romantismo e ao Parnasianismo.
- ao Pré-Modernismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Modernismo.
- ao Simbolismo e ao Pré-Modernismo.
- ao Parnasianismo e ao Modernismo.
4. (MACK-SP) O cientificismo comunicou feitio próprio ao Realismo-Naturalismo. Assinale a alternativa que não apresenta o cientista e a respectiva teoria científica ou filosófica correspondentes à época daquele movimento literário.
- Darwin Teoria da evolução das espécies e sua revolução biológica.
- Comte Teoria positivista, que explica todos os fenômenos sujeitos às leis naturais.
- Taine Teoria do ambientalismo determinante: a obra de arte como produto do meio, momento e raça.
- Claude Bernard - Teorias da medicina experimental, mostrando a importância da fisiologia no comportamento do indivíduo.
- Kant Teoria segundo a qual a razão constrói o mundo da ciência servindo-se das aparências das coisas, formas de nossa sensibilidade.
5. (UFPR) Eça de Queirós afirmava:
"O Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta a nossos próprios olhos para nos conhecermos, para que saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houver de mau na nossa sociedade."
Para realizar essa proposta literária, quais os recursos utilizados no discurso realista? Selecione-os na relação abaixo e depois assinale a alternativa que os contém:
1. Preocupação revolucionária, atitude de crítica e de combate;
2. imaginação criadora;
3. personagens fruto da observação; tipos concretos e vivos;
4. linguagem natural, sem rebuscamentos;
5. preocupação com mensagem que revela concepção materialista do homem;
6. senso de mistério;
7. retorno ao passado;
8. determinismo biológico ou social.
- 1, 2, 3, 5, 7, 8.
- 1, 3, 4, 5, 8.
- 2, 3, 4, 6, 7,
- 3, 4, 5, 6, 8.
- 2, 3, 4, 5, 8.
6. (FGV-SP) Há, no romance brasileiro do século XIX, um filão que se caracteriza por criar quadros da sociedade carioca, com visão crítica dessa sociedade, e "perfis femininos", que foram inicialmente esboços de análise psicológica. Nele podemos incluir autores de momentos diferentes como:
- Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar e Machado de Assis.
- Joaquim Manuel de Macedo, Martins Pena e Manuel Antônio de Almeida.
- José de Alencar, Machado de Assis e Álvares de Azevedo.
- Martins Pena, Machado de Assis e Álvares de Azevedo.
- Manuel Antônio de Almeida, Martins Pena e José de Alencar.
7. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta sobre a prosa naturalista:
- As personagens expressam a dependência do homem às leis naturais.
- estilo caracteriza-se por um descritivismo intenso, capaz de refletir a visualização pictórica dos ambientes.
- Os tipos são muito bem delimitados, física e moralmente, compondo verdadeiras representações caricaturais.
- Tem como objetivo maior aprofundar a dimensão psicológica das personagens.
- comportamento das personagens e sua movimentação no espaço determinam-lhe a condição narrativa.
8. (UFPR)
"Marcas de lona suspensas em varais de ferro, umas sobre as outras, encardidas com panos de cozinha, oscilavam à luz moribunda e macilenta das lanternas. Imagine-se o porão do navio mercante carregado de miséria. No intervalo das peças, na meia escuridão dos recôncavos moviam-se corpos seminus, indistintos. Respirava-se um odor nauseabundo de cárcere, um cheiro acre de suor humano diluído em urina e alcatrão. Negros, de boca aberta, roncavam profundamente, contorcendo-se na inconsciência do sono."
Com relação a esse fragmento da obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha, é correto afirmar que apresenta a(s) seguinte(s) característica(s) naturalista(s):
- Tentativa de impessoalidade em relação à voz narrativa.
- Despreocupação com pormenores descritivos, o que torna o ritmo narrativo extremamente rápido.
- Subjetividade na descrição do espaço.
- Valorização de ambientes exóticos, objetivando a recuperação estética das figuras marginalizadas socialmente.
- Preferência por espaços miseráveis e socialmente inferiores.
Está correta a seqüência:
- I, II e V.
- I, IV e V.
- II, III e IV.
- I, II, III, IV. e V.
- II, III e V.
9. (FUVEST-SP)
"E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, e esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, que parecia brotar espontânea, ali mesmo, daquele lameiro, a multiplicar-se como larvas no esterco."
O fragmento de O cortiço, romance de Aluísio Azevedo, apresenta uma característica fundamental do Naturalismo. Qual?
- Uma compreensão psicológica do Homem.
- Uma compreensão biológica do Mundo.
- Uma concepção idealista do Universo.
- Uma concepção religiosa da Vida.
- Uma visão sentimental da Natureza.
10. (FEI-SP)
"Desnudam-se as mazelas da vida pública e os contrastes da vida íntima; e buscam-se para ambas causas naturais (raça, clima, temperamento) ou culturais (meio e educação), que lhes reduzem de muito a área de liberdade. O escritor tomará a sério as suas personagens e se sentirá no dever de descobrir-lhes a verdade, no sentido positivista de dissecar os móveis do seu comportamento." (Alfredo Bosi)
O texto refere-se ao:
- Romantismo
- Realismo.
- Simbolismo.
- Parnasianismo.
- Modernismo.
11. (F. Objetivo-SP) Analise o seguinte fragmento e responda:
"A primeira que se pôs a lavar foi a Leandra, por alcunha a Machona, portuguesa feroz, berradora, pulsos cabeludos e grossos..." (Aluísio Azevedo)
Descrição de personagens pela acentuação de caracteres biológicos e raciais é característica do:
- Romantismo.
- Realismo.
- Modernismo.
- Impressionismo.
- Naturalismo.
12. (PUC-RJ) Estão relacionadas a seguir características de movimentos literários. Delas, apenas uma não se refere ao Naturalismo. Qual?
- Busca da objetividade científica.
- Idealização da natureza.
- Determinismo biológico.
- Tematização do psicológico.
- Aplicação do método experimental.
13. (F.M. Santa Casa-SP) As questões A e B referem-se ao mesmo conjunto de textos.
- "Daí a um mês manifestaram-se claramente os efeitos da pisadela e do beliscão; sete meses depois teve a Maria um filho, formidável menino de quase três palmos de comprimento, gordo, vermelho, cabeludo, esperneador e chorão; o qual, logo depois que nasceu, mamou duas horas seguidas sem largar o peito."
- "O jornal publicava também parte do relatório do médico legista, cavalheiro de honestidade e cultura reconhecidas, já então um dos grandes sociólogos e etnógrafos do país, relatório que provava que Volta Seca era um tipo absolutamente normal e que se virara cangaceiro e matara tantos homens e com tamanha crueldade não fora provocação de nascença. Fora o ambiente..."
- "O testamento, que só apareceu e foi aberto depois do enterro, contemplava com dez contos de réis o afilhado do morto; o mais era distribuído por hospitais e asilos."
- " Está segura! exclamou o rapaz, sacudido por estas idéias. O sangue saltava-lhe no corpo; aquela aventura se lhe afigurava a melhor de sua vida; seu orgulho pueril, de namorador vulgar, espinoteava qual potro que se pilha às soltas no prado verdejante e proibido. As outras conquistas vinham logo chamadas por aquelas, e todas as vítimas de sua sensualidade, ou as cúmplices do seu temperamento e da sua má educação, enfileiravam-se defronte dele, como um submisso batalhão de prisioneiros."
A. Para os autores naturalistas, os fatores biológicos, reforçados por outros de ordem social, determinariam o destino das criaturas. Identifique o excerto de autor naturalista.
B. O realismo que isola Manuel Antônio de Almeida no panorama do romance romântico provém, em parte, das linhas caricaturais que desenha sua variada galeria de personagens. Identifique o excerto de sua autoria.
14. (COVEST-PE) Assinale V para verdadeiro e F para falso. Sobre o Realismo/Naturalismo brasileiro:
- Pode-se dizer que uma das maiores influências sofridas foi a do Positivismo.
- Por razões de dependência cultural, nosso Realismo apresenta, de modo geral, as mesmas características do Realismo francês.
- Uma das principais diferenças entre o Romantismo e o Realismo brasileiros é que o Realismo tem uma visão idealizada da realidade e o Romantismo tenta descrever a realidade tal qual é.
- Os naturalistas mostram, em seus romances, que o homem é determinado pelo meio e pelo momento histórico.
- regionalismo, iniciado com O sertanejo, de José de Alencar, é um exemplo típico do Naturalismo brasileiro.
15. (COVEST-PE) Relacione a coluna I com a coluna II.
Coluna I
(1) Valorizou o indianismo com intuito nativista.
(2) Idealizou a vida campestre com verdadeiro estado de poesia.
(3) Analisou o momento histórico, revelando-o em sua miséria moral e econômica.
Coluna II
Realismo
Romantismo
Arcadismo
A seqüência correta, de cima para baixo, é:
- 3, 1, 2.
- 3, 2, 1.
- 2, 3, 1.
- 2, 1, 3.
- 1, 3, 2.
16. (UCBA) É possível caracterizar o romance naturalista por vários traços, entre os quais o fato de que nele:
- as ações dos homens são consideradas resultantes de um compromisso moral entre o ser humano e as forças espirituais, que transcendem a matéria e tendem ao eterno.
- há preferência por temas sociais e psicológicos, visto que o objetivo maior dessa corrente literária é a análise percuciente das causas e conseqüências dos fatos históricos.
- se observa uma intenção consciente do escritor no sentido de imprimir à narração um cunho animista, necessário para explicar a relação entre o homem e a natureza.
- a narração exalta o homem metafísico, em oposição ao homem animal, cujas ações e intenções o escritor analisa e condena, na medida em que defende uma conduta ética.
- escritor evita julgar ações e personagens de um ponto de vista ético ou moral, pois seu intuito é expor e analisar cientificamente a realidade.
17. (MACK-SP) Várias características do Realismo estão intimamente ligadas ao momento histórico, refletindo, dessa forma, as posturas:
- nacionalista e positivista.
- positivista e evolucionista.
- evolucionista e sentimentalista.
- neoclassicista e socialista.
- bucólica e antropocêntrica.
18. (PUC-RS)
"[...] uma preta velha, vergada por imenso tabuleiro de madeira, sujo, seboso, cheio de sangue e coberto por uma nuvem de moscas, apregoava em tom arrastado e melancólico: 'Fígado, rins e coração'. Era uma vendedeira de fatos de boi. [...] os cães, estendidos pelas calçadas, tinham uivos que pareciam gemidos humanos, movimentos irascíveis, mordiam o ar, querendo morder os mosquitos."
Nesse trecho naturalista, Aluísio Azevedo enfatiza a:
- patologia social.
- brutalidade do cotidiano.
- despreocupação ética.
- força da hereditariedade.
- ação do meio social.
19. (MACK-SP) O romance naturalista de Aluísio Azevedo, em sua busca de verossimilhança, baseou-se, mais de uma vez, em fatos realmente ocorridos.
O "caso Capistrano" foi um crime que freqüentou a crônica policial carioca da época, ocorrido por questões de honra. Tal fato teria sido explorado em:
- mulato.
- Uma lágrima de mulher.
- Casa de pensão.
- A mortalha de Alzira.
- cortiço.
20. (FEI-SP) Observe o fragmento abaixo, pertencente a conhecida obra naturalista:
"Uma escrava cafuza, a quitandeira Bertoleza, que lhe fornecia a comida, tendo perdido o homem com quem vivia amigada, recebe bem a aproximação de João Romão, logo tornado seu procurador e conselheiro."
Estamos nos referindo a:
- Aluísio Azevedo O cortiço.
- Aluísio Azevedo Casa de pensão.
- Aluísio Azevedo O mulato.
- Machado de Assis Quincas Borba.
- Raul Pompéia Canções sem metro.
21. (COVEST-PE) Os textos I e II referem-se às questões A e B seguintes.
I. "[...] a sua pele, cor de cobre, brilhava com reflexos dourados; [...] a pupila negra, móbil, cintilante; a boca forte mas bem modelada e guarnecida de dentes alvos [...] Era de alta estatura; tinha as mãos delicadas; a perna ágil e nervosa [...], apoiava-se sobre um pé pequeno, mas firme no andar e veloz na corrida.
Segurava o arco e as flechas com a mão direita caída..."
II. "[Bertoleza] devia ser esmagada, devia ser suprimida [...] ela era o torpe balcão da primitiva bodega; era o aladroado vintenzinho de manteiga em papel pardo; era o peixe trazido da praia e vendido à noite ao lado do fogareiro à porta da taberna; era o frege imundo [...]; era o sono roncado num colchão fétido, cheio de bichos..."
A. Pelas características que apresentam, os dois textos anteriores são, respectivamente:
- barroco e realista.
- moderno e moderno.
- moderno e naturalista.
- romântico e naturalista.
- romântico e moderno.
B. Assinale a única alternativa errada:
- texto I revela a profunda contradição existente em querer valorizar o nacional sem perder de vista os valores e padrões europeus.
- texto I é descritivo e a exagerada subjetivação apresenta a personagem como um ser imponente, idealizado.
- As metáforas que caracterizam a personagem do texto II são exemplos da linguagem rude que Aluísio Azevedo utiliza em seus livros.
- A atmosfera de morbidez criada no texto II contraria os princípios do estilo de época que o texto I representa.
- os dois textos são típicos do Modernismo, pois os escritores modernos amavam demais a liberdade, podendo, portanto, embelezar ou enfear o que quisessem.
22. (FGV-SP) A respeito do autor de O Ateneu, disse Mário de Andrade: "Raul Pompéia, inconscientemente, foi a última e derradeiramente legítima expressão do barroco entre nós". Referia-se, com essas palavras, ao:
- tema nitidamente barroco desenvolvido no romance.
- fato de que Raul Pompéia viveu no fim da era barroca.
- requinte verbal da linguagem de Pompéia.
- espírito religioso da obra.
- caráter moralista da narração.
23. (FGV-SP) No romance O cortiço, Aluísio Azevedo estabelece uma forte ligação entre o meio em que vivem as personagens e sua vida material, moral e psicológica. Tal relação apoia-se nos princípios:
- do livre-arbítrio religioso.
- do determinismo científico.
- do sentimentalismo romântico.
- do culto à natureza.
- do ideário modernista.
24. (PUC-RS) A redução dos seres humanos ao nível animal, a natureza humana vista como uma selva onde os fortes, representados por João Romão, devoram os fracos, são princípios básicos do romance ..... de ..... .
- A mortalha de Alzira Aluísio Azevedo.
- Memorial de Aires Machado de Assis
- Casa de pensão Aluísio Azevedo.
- cortiço Aluísio Azevedo.
- Esaú e Jacó Machado de Assis.
25. (CESESP-PE) Leia os textos seguintes:
Seus romances dividem-se em dois grupos, não porém em duas fases, alternando-se os românticos e os naturalistas.
"É como romancista social que melhor se afirmou o [seu] talento. É o escritor apaixonado, o artista combativo, pondo a nu os problemas sociais e morais da realidade brasileira do seu tempo."
em um dos principais romances, descreve a lenta ascensão do mestiço brasileiro, em sua participação no campo intelectual, político e social, dificultada pelos preconceitos duma aristocracia latifundiária e escravocrata.
Embora, como naturalista, pretenda manter uma atitude científica, objetiva e imparcial na descrição do homem e da sociedade, nele freqüentemente reponta o romantismo subjacente, no tom polêmico com que combate, por exemplo, o clericalismo, no apaixonamento com que descreve os males sociais, e em toques de lirismo e patético diante de personagens vítimas da fatalidade da condição humana.
Esse conjunto de características descreve o mundo literário de:
- Raul Pompéia.
- Machado de Assis.
- Aluísio Azevedo.
- Inglês de Sousa.
- Júlio Ribeiro.
26. (PUC-RS) Sobre O Ateneu, de Raul Pompéia, é correto afirmar que:
- apresenta todas as características do Realismo, exceto a influência do meio sobre o comportamento do indivíduo.
- tem como matéria-prima as recordações e impressões da personagem principal.
- constitui-se num documento fotográfico da realidade objetiva.
- segue uma ordem cronológica, apoiando-se no real.
- não se atém a reflexões críticas em relação ao contexto social.
27. (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de O Ateneu.
- Por apresentar uma estrutura bastante eclética, não se trata de um romance que tem uma classificação rigorosa como representante de uma ou outra tendência literária.
- Tem como narrador em primeira pessoa, Sérgio, que relata fatos ocorridos com ele no passado.
- A ação desse romance transcorre no ambiente fechado de um internato, onde convivem crianças, adolescentes, professores e empregados.
- A maioria das personagens do romance é apresentada de uma forma caricatural, realçando seus aspectos negativos.
- Em função de uma narrativa mais dinâmica, o autor abre mão da análise psicológica de personagens.
28. (FUVEST-SP) Assinale a alternativa correta a respeito de O Ateneu, romance de Raul Pompéia:
- romance de formação que avalia a experiência colegial, por meio de Sérgio, alter-ego do autor.
- romance romântico que explora as relações pessoais de adolescentes no colégio, acenando para o homossexualismo latente.
- romance naturalista que retrata a tirania do diretor do colégio e o materialismo de sua mulher com os alunos.
- romance realista que apresenta um padrão de excelência da escola brasileira do final do Império.
- romance da escola do Brasil no final do Império, cuja falência vem assinalada pelo incêndio do prédio, no final da narrativa.
29. (FESP) Identifique o movimento literário, o autor e a obra que traz como dedicatória a seguinte frase:
"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como lembrança estas..."
- Realismo, Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
- Naturalismo, Aluísio Azevedo, O mulato.
- Naturalismo, Júlio Ribeiro, A carne.
- Pré-Modernismo, Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma.
- Romantismo, Álvares de Azevedo, Lembrança de morrer.
30. (UnB-DF) De Machado de Assis pode-se afirmar que:
- em sua prosa, o homem quase desaparece e sobreleva a descrição das personagens.
- seu romance Ressurreição, de 1872, inicia a segunda fase do autor, a qual se caracteriza pela dimensão intimista.
- na trilogia Memórias póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro, o autor explora o tema do adultério, elaborando uma teia de suspeitas que se sustentam na dissimulação feminina.
- como ficcionista inicia-se como romântico e evolui para o Realismo.
- como poeta seus primeiros livros são de caráter simbolista.
- em seus primeiros livros de versos, vêem-se influências de Gonçalves Dias, Lamartine e Baudelaire.
- sua prosa romântica caracteriza-se pelo transbordamento sentimental
- reproduz nos diálogos de suas personagens a linguagem popular.
31. (USP-SP)
"Filosofia dos epitáfios
E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. Daí vem, talvez, a tristeza inconsolável dos que sabem os seus mortos na vala comum; parece-lhes que a podridão anônima os alcança a eles mesmos."
O fragmento acima, de Memórias póstumas de Brás Cubas, exemplifica a seguinte característica de seu autor:
- pessimismo com que trata as personagens que ocupam postos privilegiados na sociedade burguesa, diferentemente do modo como lida com indivíduos socialmente carentes.
- uso da ironia como arma de combate às tendências estéticas do Romantismo, de que nunca sofreu influência.
- a fixação nos problemas sentimentais, entendidos como única causa da conduta humana.
- a tendência à idealização das personagens, herança do Romantismo.
- a tentativa de compreender a natureza humana naquilo que tem de universal.
32. (FUVEST-SP) [Leia o texto da questão anterior.]
Do ponto de vista da composição, é correto afirmar que o capítulo "Filosofia dos epitáfios":
- é predominantemente dissertativo, servindo os dados do enredo e do ambiente como fundo para a digressão.
- é predominantemente descritivo, com a suspensão do curso da história dando lugar à construção do cenário.
- equilibra em harmonia a narração, à medida que faz avançar a história e cria o cenário de sua ambientação.
- é predominantemente narrativo, visto que o narrador evoca os acontecimentos que marcaram sua saída.
- equilibra narração e dissertação, com o uso do discurso indireto para registrar as impressões que o ambiente provoca no narrador.
33. (UFGO) Com relação a Machado de Assis, podem-se fazer as seguintes afirmações:
- literariamente, sua obra inclui contos, poesias e romances.
- os seus romances da fase realista incluem Dom Casmurro, Memórias póstumas de Brás Cubas, Helena e Quincas Borba.
- Machado de Assis dá muita importância à paisagem natural da cidade do Rio de Janeiro, onde suas narrativas transcorrem, descrevendo-a com colorido e detalhe.
- Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado o livro-marco na obra machadiana, a partir do qual inicia sua fase mais profunda e madura.
- a visão de mundo de Machado, como se depreende da leitura de seus romances e contos, é irônica, pessimista e crítica.
- com respeito ao estilo, Machado de Assis introduz um elemento pouco comum na literatura de sua época, que é a conversa que o autor/narrador mantém a todo momento com o leitor.
34. (ITA-SP)
"Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, 'olhos de cigana oblíqua e dissimulada'. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria verse se podiam chamar assim [...] deixou-se fitar e examinar. Só me perguntara o que era, se nunca os vira; eu nada achei de extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que..."
O excerto faz parte do romance ....., cuja principal personagem feminina é ..... .
- Memórias póstumas de Brás Cubas Virgília.
- Dona Flor e seus dois maridos Dona Flor.
- Dom Casmurro Capitu.
- cortiço Rita Baiana.
- Senhora Aurélia.
35. (MACK-SP) Sobre Dom Casmurro é correto afirmar que:
- a partir dos ciúmes de Sancha, Escobar deixa de freqüentar a casa de Bentinho e Capitu.
- Ezequiel, sem qualquer sombra de dúvida, apresenta semelhança física com Escobar.
- toda a narrativa é parcial, pois se desenvolve a partir da ótica da personagem-narrador, ou seja, Bentinho.
- Capitu, devido a seus "olhos de ressaca", deixa claro o adultério cometido.
- Dona glória, mãe de Bentinho, devido aos conselhos de José Dias, não chega a mandar o filho para o seminário.
36. (PUC-RS)
"Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de um na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer que estava feia; nem esta razão a moveu."
Na fase da análise psicológica e social, a ficção de Machado de Assis salienta, como ilustra o texto transcrito a:
- hipocrisia social.
- vaidade egoística.
- ambigüidade feminina.
- impossibilidade amorosa.
- insanidade velada.
37. (UNIOESTE-PR)
"Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis [...]"
Neste trecho, de Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis:
- surpreende o leitor com um vocabulário exótico e comparações inesperadas.
- dá seu depoimento autobiográfico e impressionista, através de um estilo rebuscado e colorido.
- explora com muita felicidade a "psicologia feminina", razão pela qual foi aceito com entusiasmo pelo público ansioso de uma literatura romântica.
- focaliza o emergente proletariado fluminense e os interesses ocultos por trás de suas ações aparentemente triviais.
- dá um exemplo da ironia e do humor característicos de sua obra, frutos de um profundo pessimismo.
38. (UFMS) A ação de quase todas as narrativas realistas de Machado de Assis se passa:
- em províncias fictícias, nos últimos anos do Brasil-Império.
- no Rio de janeiro, no decênio que precedeu a Primeira Grande Guerra.
- em várias regiões do Brasil, no primeiro período republicano.
- no Rio de Janeiro, ao tempo do Império e da Primeira República.
- no Rio de Janeiro, nos anos em que se preparava a Independência.
39. (UFCE - adaptada) Assinale as afirmativas corretas relativamente à personalidade literária de Machado de Assis.
- Iniciou sua carreira literária sob o signo do Romantismo.
- Em seus romances Helena e Iaiá Garcia, ainda se encontra esteticamente vinculado à maneira romântica.
- autor repartiu sua produção por vários gêneros, atingindo o ponto mais alto na crítica literária.
- A obra poética do autor revela-o como um criador de fina sensibilidade.
- Na linha do romance psicológico, afirma-se o autor como um dos pioneiros da ficção brasileira.
40. (UEM-PR) Assinale a alternativa incorreta sobre Machado de Assis.
- Estilo sóbrio, com descrições moderadas.
- Linguagem vibrante, cheia de metáforas.
- Senso de humor sutil e velado.
- Personalidade um tanto melancólica, pessimista.
- Enfatiza os aspectos psicológicos das personagens.