1. (FUVEST-SP)
"O último poema
Assim eu quereria o meu último poema
Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais
Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas
Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume
A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos
A paixão dos suicidas que se matam sem explicação."
(Manuel Bandeira, Libertinagens)
Neste texto, ao indicar as qualidades que deseja para o "último poema", o poeta retoma dois temas centrais de sua poesia. Um deles é a valorização da simplicidade; o outro é:
2. (F.CARLOS CHAGAS-SP) Do período literário que se inicia em 1928 ao período imediatamente anterior, podemos dizer que:
3. (PUC-RS)
"Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas
e a cor que escorre dos meus dedos
colore as areias desertas"
A estrofe acima revela um dos tópicos dominantes na poesia de Cecília Meireles, que é a percepção ..... do mundo.
4. (FUVEST-SP)
"Dados biográficos
Mas que dizer do poeta
numa prova escolar?
Que ele é meio pateta
e não sabe rimar?
Que veio de Itabira,
terra longe e ferrosa?
E que seu verso vira,
de vez em quando, prosa?
....................................
Que encontro no caminho
uma pedra e, estacando,
muito riso escarninho
o foi logo cercando?"
Esses "dados biográficos" são do poeta:
5. (PUC-RS)
"Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
As casas espiam os homens
que correm atrás de mulheres.
A tarde talvez fosse azul,
não houvesse tantos desejos."
Um dos traços da poesia de Carlos Drummond de Andrade, como demonstram os versos acima, é a ..... entre as estrofes, o que nos oferece uma idéia de fragmentação da realidade.
6. (UFRS) Poeta que estreou em 1930, com Alguma poesia, e cuja obra apresenta, por um lado, o cotidiano com o humor nele contido e, por outro, a visão transcendente da realidade diária. Trata-se de:
7. (CESESP-PE) Assinalar a série em que todas as obras são de Carlos Drummond de Andrade.
8. (PUC-RS)
"Não faça versos sobre acontecimentos,
Não há criação nem morte perante a poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina."
Uma das constantes da obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:
9. (CESESP-PE)
"Mundo mundo vasto mundo
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é o meu coração."
Nessa estrofe, o poeta:
10. (UM-SP) É incorreto afirmar sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade que:
11. (PUC-SP) "Confidência do itabirano" faz parte do livro A rosa do povo. Nesta obra verifica-se:
12. (FATEC-SP) O trecho do poema que faz referência a uma transformação de ordem econômica, contrapondo passado e presente, é:
13. (PUC-SP)
"...................
da garrafa estilhaçada,
no ladrilho já sereno
escorre uma coisa espessa
que é leite, sangue... não sei.
Por entre objetos confusos,
mal redimidos da noite,
duas cores se procuram,
suavemente se tocam,
amorosamente se enlaçam,
formando um terceiro tom
a que chamamos aurora."
(Carlos Drummond de Andrade)
Nos fragmentos acima, Carlos Drummond de Andrade constrói, poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia corresponde:
14. (UFOP-MG) Observe o texto abaixo
"Fazendeiros de cana
Minha terra tem palmeiras?
Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça
e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto.
.......................
Tem cana caiana e cana crioula,
cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo
e muitas outras canas de garapas,
e bagaço para os porcos em assembléia grunhidora
diante da moenda
movida gravemente pela junta de bois
de sólida tristeza e resignação.
As fazendas misturam dor e consolo
em caldo verde-garrafa
e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro."
(Carlos Drummond de Andrade).
Assinale a alternativa incorreta:
Carlos Drummond de Andrade, neste poema, valendo-se de uma das linguagens desenvolvidas pelo Modernismo:
15. (FUVEST-SP) O verso "Só se estivesse alienado", que funciona como um refrão no "romance LXXIII ou da inconformada Marília", registra a reação desta personagem do Romanceiro da Inconfidência à informação de que:
16. (ESPM-SP) O soneto, como formato fixo de poesia, teve e tem muitos cultores. Alguns extraordinários. Entre os poetas brasileiros contemporâneos a seguir citados, qual deles se notabilizou nessa modalidade literária?
17. (FEI-SP)
"Alguns anos vivi em Itabira
Principalmente nasci em Itabira
Por isso sou triste, orgulhoso: de ferro."
(Carlos Drummond de Andrade)
Sobre o autor do texto, é incorreto afirmar:
18. (UFRS) A década de 30, no Brasil, foi um momento de tomada de consciência da realidade nacional. Na literatura, os mais graves problemas sociais foram retratados objetiva e criticamente por escritores nordestinos; nas artes plásticas, depois das grandes mudanças da década de 20, também a realidade passou a ser tema freqüente. Assinale a alternativa que apresenta um escritor e um pintor, respectivamente, que abordem essa temática:
19. (FMABC-SP) O romance regionalista nordestino enfoca sistematicamente a vida nos engenhos, a seca, o retirante e o cangaço.
Assinale a obra e o autor que estão fora dessa característica.
20. (UNISINOS-RS) Sem dúvida o maior líder da Semana de Arte Moderna no Brasil foi:
21. (CESESP)
"A força poética e o domínio da linguagem o situam entre os grandes ficcionistas, embora se lhe reconheça a rebeldia aos moldes e padrões consagrados pela tradição... relacionada aos gêneros literários" (Proença, M. Cavalcanti.) "Assim, ele mesmo classifica de idílio e rapsódia duas de suas principais obras de ficção. sua importância na moderna literatura e arte nacionais é assim sintetizada: sem...., não a Semana de Arte Moderna, mas o Modernismo não teria sido o que foi. E quem diz Modernismo diz toda a literatura brasileira dos últimos quarenta anos." (Martins, Wilson, 1961).
Assinalar a única alternativa que preenche, adequadamente, o trecho acima:
22. (VUNESP) Leia com atenção o texto que vem a seguir:
"A minha pena foi sempre dirigida contra os fracos... Olavo Bilac e Coelho Neto no pleno fastígio de sua glória. O próprio Graça Aranha quando quis se apossar do modernismo. Ataquei o verbalismo de Rui, a italianitá e a futilitá de Carlos Gomes, muito antes do incidente com Toscanini. Em pintura abri o caminho de Tarsila. Bem antes, fora eu o único a responder, na hora, ao assalto desastrado com que Monteiro Lobato encerrou a carreira de Anita Malfatti. fui quem escreveu, contra o ambiente oficial e definitivo, o primeiro artigo sobre Mário de Andrade e o primeiro sobre Portinari. Soube também enfrentar o apogeu do verdismo e o Sr. Plínio Salgado."
No trecho acima, retirado da obra Ponta de Lança, o autor define sua decisiva militância em prol do movimento modernista tanto na fase anterior à Semana de Arte Moderna quanto na fase posterior à eclosão do movimento. Esse autor combativo é:
23. (FCL-BA)
"Não quero mais o amor
Nem mais quero cantar a minha terra.
Me perco neste mundo
Não quero mais o Brasil
Não quero mais geografia
Nem pitoresco."
O texto acima traduz o enfaramento do poeta ....., que desiste de cantar temas...
24. (FUVEST)
"Klaxon sabe que a vida existe. E, aconselhado por Pascal, visa o presente. Klaxon não se preocupará de ser novo, mas de ser atual. Essa é a grande lei da novidade. Klaxon sabe que a humanidade existe, por isso é internacionalista."
Esse texto foi pela primeira vez publicado:
25. (PUCCAMP)
"São Paulo! Comoção de minha vida...
Os meus amores são flores feitas de original...
Arlequinal!... Traje de losangos... cinza e ouro...
Luz e bruma... Forno e inverno morno...
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes...
Perfumes de Paris... Arys!
Bofetadas líricas no Trianon... algodoal!...
São Paulo! Comoção de minha vida...
Galicismo a berrar nos desertos da América!"
Na primeira fase do Modernismo brasileiro, que se estende de 1922 a 1930, dá-se a síntese de duas correntes opostas: universalismo e nacionalismo. Assim, podemos dizer, a respeito do texto acima, que:
26. (UF-GO) Em dois movimentos estéticos, na literatura brasileira, há grande preocupação com o nacionalismo. Em um, evidencia-se postura nitidamente ufanística; em outro, freqüentemente contestatória. São eles, respectivamente:
27. (FCC)
"Na fase combativa do Modernismo, a prosa não teve o realce da poesia, mas sofreu uma transformação de igual importância."
São exemplos dessa transformação a que se refere o texto acima:
28. (FUVEST)
"Não permita Deus que eu morra
Sem que volta pra São Paulo
Sem que veja a Rua 15
E o progresso de São Paulo!"
O uso do poema-paródia, exemplificado na estrofe acima, é uma das características do movimento:
(PUC-SP) Texto para as questões 29 e 30:
"E foi numa boca-da-noite fria que os manos toparam com a cidade macota de São Paulo esparramada à beira-rio do igarapé Tietê.
A inteligência do herói estava muito perturbada. Acordou com os berros da bicharia lá embaixo nas ruas, disparando entre as malocas temíveis.
Que mundo de bichos!
A inteligência do herói estava muito perturbada. As cunhãs rindo tinham ensinado prá ele que o sagüi-açu não era sagüim não, chamava elevador e era uma máquina. De manhãzinha ensinaram que todos aqueles piados berros cuquiadas sopros roncos esturros não eram nada disso não, eram mas cláxons campainhas apitos buzinas e tudo era máquina. As onças pardas não eram onças pardas, se chamavam fordes, hupmobiles chevrolés dodges marrons e eram máquinas. os tamanduás os boitatás as inajás de curuatás de fumo, em vez eram caminhões bondes autobondes anúncios-luminosos relógios faróis rádios motocicletas telefones gorjetas postes chaminés... Eram máquinas e tudo na cidade era só máquina!"
29. (PUC-SP) Analise a alternativa que apresenta o nome do texto acima e também o nome de outra obra do mesmo autor:
30. (PUC-SP) Nas duas primeiras linhas, tem-se o contato inicial com a cidade. O modo de apresentá-la, e, principalmente, o uso de expressões como "boca-da-noite", "macota" e "igarapé" revelam que:
31. (UC-BA) A proposta: "Queremos exprimir nossa mais livre espontaneidade dentro da mais espontânea liberdade" lembra a poesia:
32. (PUCCAMP) Prefácio Interessantíssimo, dentro do modernismo brasileiro, tornou célebre:
33. (UF-PA) O romance Macunaíma finaliza com seu personagem principal:
34. (FCC) Assinale a alternativa em que se resume a trajetória da poesia de Carlos Drummond de Andrade.
35. (EU-BA)
"O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos."
O trecho acima trata do escritor ....., mais especificamente de seu romance ..... cujo protagonista é .....
36. (UFSCar) Dois dos maiores escritores brasileiros deste século vieram de Minas Gerais; um destacou-se mais na poesia, apesar de haver escrito também contos e crônicas; outro obteve enorme prestígio com um romance, apesar de haver escrito novelas e contos. São eles:
37. (UC-BA)
"A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento, uns com os outros acho que nem não misturam. Contar seguido, alinhavado, só mesmo sendo as coisas de rasa importância. De cada vivimento que eu real tive, de alegria forte ou pesar, cada vez daquela hoje vejo que eu era como se fosse diferente pessoa. Sucedido, desgovernado. Assim eu acho, assim eu conto (...). Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data.
O trecho acima, de Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, esclarece um dos aspectos do tratamento dado ao tempo nessa obra. Assinale a alternativa em que se explicita esse tratamento.
38. (FMTM)
"Pela primeira vez um autor nacional vai além, nesse campo quase virgem de nossa literatura, da simples aproximação; pela primeira vez um autor penetra até o fundo a complexidade psicológica da alma, alcança em cheio o problema intelectual, vira no avesso, sem piedade nem concessões, uma vida eriçada de recalques".
O juízo crítico acima refere-se ao romance de estréia de Clarice Lispector:
39. (UF-BA)
"Este pequeno mundo do sertão, este mundo original e cheio de contrastes, é para mim o símbolo, diria mesmo o modo de meu universo. Nós, os homens do sertão, somos fabulistas por natureza. Eu trazia sempre os ouvidos atentos, escutava tudo o que podia e comecei a transformar em lenda o ambiente que me rodeava, porque este, em sua essência, era e continua sendo uma lenda."
O depoimento acima é do escritor:
40. (ITA)
"O Engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número;
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre."
Sempre guiado pela razão, sua poesia jamais é sentimental ou melosa. Criou um estilo seu: estilo seco e despojado de verbalismo. O racionalismo é a marca principal de sua obra.
As estrofes acima são extraídas de um de seus poemas. Seu autor é: