Questões de 81 a 113

Gabarito

81. (ITA-SP) Assinale o texto que, pela linguagem e pelas idéias, pode ser considerado como representante da corrente Naturalista.

  1. "... essa noite estava de veia para a coisa; estava inspirada; divina! Nunca dançara com tanta graça e tamanha lubricidade! Também cantou. E cada verso que vinha de sua boca [...] era um arrulhar choroso de pomba no cio. E [...], bêbado de volúpia, enroscava-se todo ao violão; e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais, num desespero de luxúria que penetrava até ao tutano com línguas finíssimas de cobra."

  2. "Na planície avermelhada dos juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos, [...] Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala."

  3. "vivia longe dos homens, só sedava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia."

  4. "Do seu rosto irradiava singela expressão de encantadora ingenuidade, realçada pela meiguice do olhar sereno [...] Ao erguer a cabeça para tirar o braço de sob o lençol, descera um nada a camisinha de crivo que vestia, deixando nu um colo de fascinadora alvura, em que ressaltava um ou outro sinal de nascença."

  5. "Hércules-Quasímodo, reflete no aspecto a fealdade típica dos fracos. A pé, quando parado, recosta-se invariavelmente ao primeiro umbral ou parede que encontra; a cavalo, se sofreia o animal para trocar duas palavras com um conhecido, cai logo sobre um dos estribos, descansando sobre a espenda da sela."

82. (UFSC) A(s) citação(ões) extraída(s) do livro O Ateneu é(são):

  1. "Na repartição, os pequenos empregados, amanuenses e escreventes, tendo notícia desse seu estudo do idioma tupiniquim, deram não se sabe por que em chamá-lo - Ubirajara."

  2. "... chegou a senhora do diretor, D. Ema. Bela mulher em plena prosperidade dos trinta anos de Balzac, formas alongadas por graciosa magreza, erigindo, porém, o tronco sobre quadris amplos, fortes como a maternidade..."

  3. "Aristarco todo era um anúncio. Os gestos calmos, soberanos, era um rei – o autocrata excelso."

  4. "Ralf pega a velha maleta do Homig, abre-a devagarinho, como quem abre uma gaiola de pássaro, para pegá-lo mansamente."

  5. "Entrei apressado, atravessei o corredor do lado direito e no meu quarto dei com algumas pessoas soltando exclamações. Arredei-as e estaquei; Madalena estava estirada na cama, branca, de olhos vidrados, espuma nos cantos da boca."

83. (FEI-SP) Qual a obra da qual foi extraído o seguinte fragmento e quem a escreveu?

"Idéia só! Idéia sem pernas! As outras pernas não queriam correr nem andar. Muito depois é que saíram vagarosamente e levaram-me à casa de Capitu. quando ali cheguei, dei com ela na sala, na mesma sala, sentada na marquesa, almofada no regaço, cosendo em paz. Não me olhou no rosto, mas a furto e a medo, ou, se preferes a fraseologia do agregado, oblíqua e dissimulada."

  1. Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas

  2. Raul Pompéia – O Ateneu

  3. José de Alencar – Senhora

  4. Machado de Assis – Dom Casmurro

  5. Visconde de Taunay – Inocência.

84. (ITA-SP) Marque a opção que identifica autor e obra a que pertence o seguinte excerto:

"(...) a verdade é que Marcela não possuía a inocência rústica, e mal chegava a entender a moral do código.

Era boa moça, lépida, sem escrúpulos, um pouco tolhida pela austeridade do tempo, que lhe não permitia arrastar pelas ruas os seus estouvamentos e berlindas; luxuosa, impaciente, amiga de dinheiro e de rapazes. Naquele ano, morria de amores por um certo Xavier, sujeito abastado e tísico, – uma pérola."

  1. José de Alencar – Senhora

  2. Raul Pompéia – O Ateneu

  3. Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha

  4. Jorge Amado – Jubiabá

  5. Machado de Assis – Memórias Póstumas de Brás Cubas

85. (MACK-SP)

"Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça e, com certeza, a mais voluntariosa."

Virgília, descrita acima, é personagem do romance machadiano, introdutor do Realismo no Brasil:

  1. Memórias Póstumas de Brás Cubas.

  2. D. Casmurro.

  3. Memorial de Aires.

  4. A Mão e a Luva.

  5. nenhuma das anteriores.

86. (PUC-RS)

"Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo."

O vocabulário do texto salienta os traços do

  1. Romantismo.

  2. Realismo.

  3. Naturalismo.

  4. Impressionismo.

  5. Modernismo.

87. (MACK-SP)

"Em certa casa da Rua Cosme Velho

(que se abre no vazio)

venho visitar-te; e me recebes

na sala trastejada com simplicidade

onde pensamentos idos e vividos

perdem o amarelo

de novo interrogando o céu e a noite.

(...)

Conheces a fundo

a geologia moral dos Lobo Neves

e essa espécie de olhos derramados

que não foram feitos para ciumentos.

(...)"

No poema de onde foi extraído o trecho acima, Carlos Drummond de Andrade rende sua homenagem a um outro autor, a que ele carinhosamente chama de bruxo. De quem se trata?

  1. Mário de Andrade

  2. Machado de Assis

  3. Oswald de Andrade

  4. Manuel Bandeira

  5. José de Alencar

88. (FEI-SP) Observe as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas:

  1. Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma renovação no campo literário.

  2. escritor realista deve estudar o exterior dos indivíduos, interrogá-los, analisar o meio e depois transcrever suas observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.

  3. Para o escritor realista o que importa é o que está fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.

  4. Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa, à ordem social, clerical e monárquica.

A seqüência que contém somente afirmativas corretas é:

  1. I e IV estão corretas

  2. somente IV está correta

  3. II, III e IV estão corretas

  4. todas estão corretas

  5. N.D.A.

89. (UCSal-BA)

"O pior é que era coxa. Uns olhos tão lúcidos, uma boca tão fresca, uma compostura tão senhoril; e coxa! Esse contraste faria suspeitar que a natureza é às vezes um imenso escárnio. Por que bonita, se coxa? por que coxa, se bonita? Tal era a pergunta que eu vinha fazendo a mim mesmo ao voltar para casa, de noite, sem atinar com a solução do enigma."

Assinale a alternativa cujas propostas, preenchendo as lacunas da frase seguinte, completariam uma análise adequada do texto apresentado inicialmente.

No excerto transcrito, o narrador, que é o protagonista da história, questiona-se por que se sente dividido: ele percebe o mundo de um modo ...., mas aspiraria a que ele fosse organizado de acordo com princípios ..... .

  1. romântico / modernos

  2. realista a/ modernos

  3. realista / românticos

  4. moderno / realistas

  5. romântico / realistas

90. (CEFET-MG)

"O ..... se tingirá de ....., no romance e no conto, sempre que fizer personagens e enredos se submeterem ao destino cego das 'leis naturais' que a ciência da época julgava ter codificado; ou se dirá ....., na poesia, à medida que se esgotar no lavor do verso tecnicamente perfeito."

No texto acima, preenchem-se as lacunas, respectivamente, com:

  1. Realismo / Naturalismo / Parnasianismo

  2. Romantismo / Naturalismo / Parnasianismo

  3. realismo / Naturalismo / Simbolismo

  4. Romantismo / Modernismo / Parnasianismo

  5. Romantismo / Modernismo / Simbolismo

91. (UMC-SP) Sobre o Realismo pode-se afirmar:

  1. Realismo e o Naturalismo são introduzidos em 1881 com as obras Memórias póstumas de Brás Cubas e O mulato.

  2. No Realismo há predomínio da vida concreta e exterior sobre a vida interior e abstrata.

  3. melhor da produção realista está na poesia.

  4. São corretas as afirmações II e III.

  5. Apenas a afirmação II é correta.

  6. As três afirmações são corretas.

  7. São corretas as afirmações I e II.

  8. As três afirmações são incorretas.

(FUVEST-SP) As questões 92 e 93 referem-se ao seguinte texto.

"Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dª Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginaria que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: – Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

92. (FUVEST-SP) Trata-se do trecho final de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Levando isso em consideração, examine a expressão "ao chegar a este outro lado do mistério". Com ela, o narrador:

  1. refere-se ao mistério da semidemência do Quincas Borba, cuja causa nunca pôde compreender.

  2. alude ao fato de não ter conseguido tornar-se ministro, embora tivesse condições para tanto.

  3. alude ao próprio passado, pois só agora percebe como a sua vida foi inútil e negativa.

  4. refere-se ao mistério da morte, pelo qual ele já passou.

  5. refere-se ao mistério do casamento e da paternidade, que ele não conheceu.

93. (FUVEST-SP) O texto evidencia, com clareza, pelo menos uma das características principais de Machado de Assis:

  1. pessimismo ingênuo dos escritores realistas e naturalistas do século XIX.

  2. a linguagem rebuscada, de tal modo ambígua, que quase prejudica a compreensão do sentido.

  3. um pessimismo irônico, disfarçado sob a aparência de conformidade indiferente.

  4. gosto pela frase lapidar, carregada de expressões inusitadas.

  5. a capacidade de sintetizar, em apenas um parágrafo, todo o enredo do romance.

94. (CEETEPS-SP) Leia, com atenção, o texto abaixo.

"Jerônimo levantou-se, quase que maquinalmente, e, seguido por Piedade, aproximou-se da grande roda que se formara em torno dos dois mulatos. Aí, de queixo grudado às costas das mãos contra uma cerca de jardim, permaneceu, sem tugir nem mugir, entregue de corpo e alma àquela cantiga sedutora e voluptuosa que o enleava e tolhia, como à robusta gameleira brava o cipó flexível, carinhoso e traiçoeiro.

E viu a Rita Baiana, que fora trocar o vestido por uma saia. Surgir de ombros e braços nus, para dançar. A lua destoldara-se nesse momento, envolvendo-a com sua coma de prata, a cujo refulgir os meneios da mestiça melhor se acentuavam, cheios de uma graça irresistível, simples, primitiva, feita toda de pecado, toda de paraíso, com muito de serpente e muito de mulher."

Assinale a alternativa que identifica e caracteriza a obra de Aluísio Azevedo a que pertence o trecho lido.

  1. É um trecho de O mulato em que o autor faz uma crítica violenta aos preconceitos sociais e à decadência dos costumes da burguesia.

  2. Trata-se do romance O cortiço, que focaliza a vida de imigrantes e pequenos operários dividindo espaços num meio promíscuo e miserável.

  3. refere-se a um trecho de O cortiço em que o autor faz um aprofundamento psicológico na análise das personagens que vivem numa habitação coletiva.

  4. É um trecho de O mulato, considerado romance naturalista porque descreve sensualmente a mulata Rita Baiana com toda a sua força sedutora, fornecendo uma visão estática de uma situação apreendida fotograficamente em dado momento.

  5. É um trecho do romance Casa de pensão em que o autor dá local à descrição do ambiente coletivo onde um provinciano é envolvido pelos ardis e ciladas da cidade grande.

95. (USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:

  1. começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.

  2. condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.

  3. investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.

  4. centrou suas críticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.

  5. norteou-se pelos princípios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.

96. (UFSCar-SP) O que sobressai na atividade criadora de Machado de Assis é:

  1. a minuciosa busca de soluções aperfeiçoadoras, o que só se conseguiu após inúmeros e continuados exercícios.

  2. a grande capacidade de inspiração, uma vez que a quantidade de romances que escreveu foi facilitada pela improvisação.

  3. equilíbrio entre o improvisador, o inspirado e o artista, que é demonstrado pelas obras de valor desigual, que ocorrem no decorrer de sua produção literária.

  4. a sinceridade com que manifesta, por linguagem desprovida de metáforas em cada romance que escreveu, as várias fases de sua biografia.

  5. ter iniciado a carreira escrevendo romances realistas, convertendo-se, mais tarde, ao Naturalismo.

97. (AEEA-GO)

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo."

O autor desse trecho é:

  1. Machado de Assis.

  2. Oswald de Andrade.

  3. José de Alencar.

  4. Rachel de Queiroz.

  5. n.d.a.

98. (UCP-PR) Capitu é uma das mais bem construídas personagens da literatura brasileira. Quem a criou e em que obra?

  1. Machado de Assis, Dom Casmurro

  2. José de Alencar, O guarani

  3. Machado de Assis, O alienista

  4. José de Alencar, Til

  5. José de Alencar, Senhora

99. (UM-SP) Assinale a alternativa correta sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia.

  1. romance se realiza pelo processo memorialista do narrador, permeado por uma profunda visão crítica.

  2. Trata-se de uma crônica de saudades, em que o narrador revela, a cada instante, vontade de voltar.

  3. Ateneu representa uma apologia aos colégios internos como forma ideal para a formação do adolescente.

  4. Apesar da tentativa de atingir um estilo realista, a obra mantém uma estrutura romântica aos moldes de José de Alencar.

  5. Todas as personagens do romance buscam identificar-se com o diretor do Ateneu.

100. (UFPA) Os personagens realistas-naturalistas têm seus destinos marcados pelo determinismo. Identifica-se esse determinismo:

  1. pela preocupação dos autores em criar personagens perfeitos, sem defeitos físicos ou morais.

  2. pelas forças atávicas e/ou sociais que condicionam a conduta dessas criaturas.

  3. por ser fruto, especificamente, da imaginação e da fantasia dos autores.

  4. por se notar a preocupação dos autores de voltarem para o passado ou para o futuro ao criarem seus personagens.

  5. por representarem a tentativa dos autores nacionais de reabilitar uma faculdade perdida do homem: o senso do mistério.

101. (UFRGS-RS) Assinale a alternativa em que está incorreta a relação autor-obra-personagem.

  1. Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um sargento de milícias – Leonardo

  2. Joaquim Manuel de Macedo – A Moreninha – Carolina

  3. Raul Pompéia – O Ateneu – Carlos

  4. José de Alencar – O guarani – Cecília

  5. Aluísio Azevedo – O cortiço – João Romão.

102. (UFPA) A ação do determinismo do meio através da figura de Amâncio, estudante interiorano que entra em contato com a cidade do Rio de janeiro, totalmente deseducado para tal, nos é contada no seguinte romance de Aluísio Azevedo:

  1. mulato

  2. Uma lágrima de mulher

  3. Casa de pensão

  4. coruja

  5. cortiço

103. (PUC-RS) O Ateneu, de Raul Pompéia, praticamente não tem enredo; compõe-se de uma tessitura onde se acumulam situações, experiências, reflexos de caracteres e intenções selecionados e comunicados do ponto de vista subjetivo do narrador-personagem. Essas características permitem vincular a obra ao:

  1. Romantismo.

  2. Realismo.

  3. Naturalismo.

  4. Impressionismo.

  5. Modernismo.

104. (UFRGS-RS) No romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, a sintonia com os ideais naturalistas é acentuada pela seguinte característica básica da história.

  1. personagem sobrepõe-se ao ambiente.

  2. coletivo sobrepõe-se ao individual.

  3. psicológico sobrepõe-se ao social.

  4. trabalho sobrepõe-se ao capital

  5. A força sobrepõe-se à razão.

105. (UFRGS)

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria"

O texto acima é:

  1. final do testamento de Quincas Borba, que faz de Rubião seu herdeiro, sob a condição de que cuide de seu cachorro.

  2. um comentário de Bentinho, o protagonista de Dom Casmurro, cujo temperamento azedo e melancólico lhe valeu o apelido.

  3. a conclusão pessimista do Dr. Bacamarte, ao final do conto O Alienista, após dedicar sua vida ao estudo da "patologia cerebral".

  4. desabafo do "defunto-autor" das Memórias Póstumas de Brás Cubas, ao final da narrativa.

  5. a reflexão do Conselheiro Aires ao encerrar a narrativa do drama de Flora, em Esaú e Jacó.

106. (UFMG) "A concretização do abstrato é uma técnica da ironia machadiana". Todas as alternativas exemplificam essa afirmação, exceto:

  1. "A alma de Rubião bracejava debaixo desse aguaceiro de palavras; mas, estava num beco sem saída por um lado nem por outro. tudo muralhas. Nenhuma porta aberta, nenhum corredor, e a chuva a cair."

  2. "Vá desapontamento. Misturem-lhe o pesar da separação, não esqueçam a cólera que o primeiro trovejou surdamente, e nem faltará quem ache que a alma deste homem é uma colcha de retalhos. Pode ser; moralmente as colchas inteiriças são tão raras!"

  3. "Não esqueça dizer que Rubião tomou a si dizer uma missa por alma do finado, embora soubesse ou pressentisse que ele não era católico. Quincas Borba não dizia pulhices a respeito de padres, nem desconceituava doutrinas católicas; mas não falava nem da Igreja, nem dos padres."

  4. "A outra que ri é a alma de Rubião, escutai a cantiga alegre, brilhante, com que ela desce o morro, dizendo as cousas mais íntimas às estrelas, espécie de rapsódia feita por uma linguagem que ninguém nunca alfabetou, por ser impossível achar um sinal que lhe exprima os vocábulos."

  5. "Tédio por dentro e por fora. Nada em que espairasse a vista e descansasse a alma. Sofia meteu a alma em um caixão de cedro, encerrou o cedro no caixão de chumbo do dia, e deixou-se estar sinceramente defunta."

(FGV-SP) Com base no texto, responda às questões 107 a 109.

"Era necessário, para dourar a família, buscar outra origem, que não cheirasse à tanoaria e apenas às pacatas. Daí o duplo expediente do pai de Brás Cubas para fugir ao fabricante de cubas.

Primeiro, deslocou a origem dos Cubas para o licenciado Luís Cubas, que 'primou no Estado e foi um dos amigos particulares do vice-rei Conde da Cunha'; segundo, atribuiu o apelido Cubas a uma jornada da África, onde um cavaleiro teria arrebatado trezentas cubas aos mouros." (Raymundo Faoro, Machado de Assis: a pirâmide e o trapézio).

107. (FGV-SP) Depreende-se do texto que:

  1. pai de Brás Cubas não gostava de apelidos, preferindo os nomes próprios.

  2. duplo expediente dificultava a fuga do pai de Brás Cubas das patacas e dos tonéis.

  3. pai de Brás Cubas transportou a família para a África, a fim de enobrecê-la.

  4. a família de Cubas procurava esconder suas raízes na burocracia do Estado e na África.

  5. pai de Brás Cubas usou de artifícios para valorizar socialmente sua família.

108. (FGV-SP) O texto associa:

  1. pataca a vulgaridade e cavalaria a distinção.

  2. pataca a apelido e cavalaria a nome de família.

  3. burocracia a expediente e pataca a prestígio.

  4. mouros a vulgaridade e pataca a distinção.

  5. parentesco no Estado a desambição por patacas.

109. (FGV-SP) No texto, o termo tanoaria refere-se às atividades:

  1. de ourives, exercidas pelo pai de Brás Cubas.

  2. dos mouros.

  3. do licenciado Luís Cubas, no Estado.

  4. de fabricantes de barris.

  5. dos fabricantes de patacas na África.

110. (FUVEST-SP) A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta:

  1. fiel aos fatos e perfeitamente adequada à realidade.

  2. viciada pela perspectiva unilateral assumida pelo narrador.

  3. perturbada pela interferência de Capitu, que acaba por guiar o narrador.

  4. isenta de quaisquer formas de interferência, pois visa à verdade.

  5. indecisa entre o relato dos fatos e a impossibilidade de ordená-los.

111. (FUVEST-SP) Assinalar a alternativa que transcreve passagem do romance Quincas Borba, de Machado de Assis:

  1. "Era o Quincas Borba, o gracioso menino de outro tempo, o meu companheiro de colégio, tão inteligente e abastado. Quincas Borba!"

  2. "Saberia Rubião que o nosso Quincas Borba trazia aquele grãozinho de sandice, que um médico supôs achar-lhe? Seguramente, não; tinha-o por homem esquisito."

  3. "Era tarde para mandar o camarote a Escobar; saí, mas voltei no fim do primeiro ato. Encontrei Escobar à porta do corredor."

  4. "Sim, a lamparinha ia morrendo, mas ainda podia dar luz ao regresso de Paulo. quando Flora o viu entrar e ajoelhar-se outra vez, ao pé do irmão, e ambos dividirem entre si as mãos dela, mansos e cordatos, ficou longamente atônita."

  5. "Tristão e Fidélia desceram hoje e Aguiar os foi buscar à Prainha. Dali vieram almoçar ao flamengo, onde D. Carmo esperava os recém-casados e os abraçou cheia de coração."

112. (UERJ) No último capítulo de D. Casmurro, diz o narrador do romance ao seu leitor:

"... se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca."

Das frases acerca da Capitu menina, expressas a seguir, assinale a alternativa que, de acordo com o ponto de vista do narrador, poderia servir para confirmar a afirmação citada.

  1. "Calçava sapatos de duraque, rasos e velhos, a que ela mesma dera alguns pontos."

  2. "Capitu chamava-me às vezes bonito, mocetão, uma flor; outras pegava-me nas mãos para contar-me os dedos."

  3. "Capitu foi ao muro, e, com o prego, disfarçadamente, apagou os nossos nomes escritos."

  4. "Lia os nossos romances, folheava os nossos livros de gravuras, querendo saber das ruínas, das pessoas, das campanhas, o nome, a história, o lugar."

113. (FATEC-SP) Leia atentamente as seguintes afirmações a respeito da obra de Machado de Assis.

  1. Na primeira fase da produção do autor, há traços românticos na representação das personagens e na estruturação do enredo. Quincas Borba é exemplo típico desse período.

  2. Na fase realista, o autor está preocupado com a análise psicológica das personagens, buscando atingir os motivos essenciais da conduta humana, desmascarando a hipocrisia que há por trás dos atos aparentemente bons e honestos.

  3. enredo, a ação e o tempo da narrativa não têm uma seqüência linear. Os fatos só têm sentido em função da análise da consciência humana.

  4. A problemática central do romance Dom Casmurro gira em torno do tema do adultério, e o autor cria um clima de incerteza e ambigüidade que não permite saber se o adultério de fato ocorreu.

São corretas:

  1. todas as afirmações.

  2. as afirmações II, III e IV.

  3. as afirmações II e III.

  4. as afirmações I, II e IV.

  5. as afirmações I e IV.

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