1. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/característica:
2. (FCMSC-SP) Disse o grande professor de literatura:
"O trecho que acabo de ler é objetivo, comedido, as descrições são minuciosas e são freqüentes as evocações de figuras mitológicas. É elaborado; tem formas eruditas. É freqüente o hipérbato".
Com mais probabilidade, o trecho que o professor acaba de ler:
3. (CESESP-PE) "O ..... está para o Parnasianismo, assim como a ..... está para o Simbolismo."
A alternativa que não preenche as lacunas é:
4. (FUVEST-SP)
"Só, incessante, um som de flauta chora,
Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,
– Perdida voz que de entre as mais se exila,
– Festões de som dissimulando a hora."
Os versos acima são marcados pela presença ..... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ..... .
Assinale a alternativa que completa os espaços.
5. (Unificado-RS)
"Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma
Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce...
Oh sonora audição colorida do aroma!"
A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.
Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:
6. (PUC-RS)
"Noiva de Satanás, Arte maldita,
Mago Fruto letal e proibido,
Sonâmbula do além do Indefinido
Das profundas paixões, Dor Infinita"
A linguagem do poema situa-o no:
7. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.
8. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.
9. (PUC-RS)
"Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia."
Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:
10. (UCP-PR) Assinale a alternativa correta:
11. (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:
12. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:
13. (FEMP-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ..... que escreveu..... e, como poeta, está vinculado ao ..... .
14. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:
15. (FUVEST-SP)
I
"Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"
II
"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras
De luares, de neves, de neblinas!...
Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
Incensos dos turíbulos das aras..."
As estrofes anteriores são, respectivamente, dos poetas:
16. (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:
17. (FUVEST-SP)
"E fria, fluente, frouxa claridade
flutua como as brumas de um letargo"
Nestes versos de Cruz e Sousa, encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:
18. (PUCC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:
19. (OSEC-SP) A nossa literatura do período colonial:
20. (UFPA) Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época, que é o:
21. (UnB-DF) Marque a opção que traz a obra considerada marco inicial do Romantismo no Brasil:
22. (FCMSCSP)
"A poesia subjetiva chegara efetivamente aos derradeiros limites da convenção, descera ao brinco pueril, a uma enfiada de coisas piegas e vulgares; os grandes dias de outrora tinham positivamente acabado; e se de longe em longe algum raio vinha aquecer a poesia transida e debilitada, era talvez uma estrela, não era o sol. De envolta com isso, ocorreu uma circunstância grave, o desenvolvimento das ciências modernas, que despovoaram o céu dos rapazes, que lhes deram diferente noção das coisas, e um sentimento que de nenhuma maneira podia ser o da geração que os precedeu."
Nesse artigo de 1879, Machado de Assis fala do surgimento de uma nova mentalidade poética, que podemos identificar na corrente..... e que ele opõe à decadente poesia ... .
23. (COVEST-PE) Assinale:
"Infinitos espíritos diversos,
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos
Com a chama ideal de todos os mistérios."
24. (UFBA) No Simbolismo, o poeta cria cenários espiritualizados, que sugerem dimensões estranhas à realidade terrena.
Assinale a proposição ou as proposições que comprovam a afirmativa acima:
Pela primeira vez,
Como eu sorrisse, tu coraste.
O sol estava abrasador.
E eu disse então: 'Talvez! talvez
Fosse o calor'."
Pelas naves; o luar o mundo inteiro enfeixa
Num ramalhete de ouro estelar: nostalgias
Que o ocaso em funeral pelo infinito deixa."
E morro em leito de espinhos...
Ó mães que sois caridosas,
Velai por vossos filhinhos!"
Que andam no ar cantaram hinos.
Estrelaram-se todos os castelos,
E até nuvens repicaram sinos."
Fere como um punhal envenenado.
São vozes mudas, últimos bailados
do cordeiro angustioso do passado."
A tua Alma nupcial há de passar triunfante.
O teu olhar reflete, entre vagas quimeras,
O Inferno, o Purgatório e o Paraíso de Dante."
25. (COVEST-PE) A musicalidade é característica do Simbolismo. Para consegui-la, os poetas usam vários recursos. Um deles é a aliteração (que consiste na repetição de fonemas para sugerir um som). Assinale a alternativa em que esse recurso não foi empregado.
26. (PUC-RS)
"Mãos que os lírios invejam; mãos eleitas
Para aliviar de Cristo os sofrimentos
Cujas veias azuis parecem feitas
Da mesma essência astral dos óleos bentos."
O vocabulário litúrgico, a religiosidade, a musicalidade da estrofe acima vinculam-na ao:
27. (PUC-RS)
"Ninguém anda com Deus mais do que eu ando,
Ninguém segue os seus passos como eu sigo,
Não bendigo a ninguém e nem maldigo:
tudo é morte num peito miserando.
Vejo o sol, vejo a luz e todo bando
Das estrelas no olímpico jazigo.
A misteriosa mão de Deus o trigo
Que ela plantou aos poucos vai ceifando."
Um dos temas marcantes da poesia simbolista de Alphonsus de Guimaraens é a ..... profunda e pessoal, como ilustram as estrofes acima:
28. (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:
29. (UFPR) Com relação à estética simbolista no Brasil, podemos afirmar que:
30. (EU-Ponta Grossa)
"Para as estrelas de cristais gelados,
as ânsias e os desejos vão subindo,
galgando azuis e siderais noivados,
de nuvens brancas a amplidão vestindo..."
Nestes versos aparece:
31. (MACK-SP) Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:
32. (FUVEST/GV-SP) Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento literário se trata?
33. (UFES)
"Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
bocas murmurejantes de lamento."
(Cruz e Sousa)
O fragmento de texto apresenta características da poesia simbolista, exceto:
34. (PUC-MG) Os textos abaixo são característicos de um mesmo estilo de época, exceto:
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
queria descer ao mar..."
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
Tudo se veste de uma igual grandeza
Quando a alma entre grilhões as liberdades
Sonha e sonhando, as imortalidades
Rasga no etéreo Espaço da Pureza."
Negou-me o fado inimigo
Passar a vida contigo
Ter sepultura entre os meus;
Negou-me nesta hora extrema,
Por extrema despedida,
Ouvir-te a voz comovida
Soluçar um breve Adeus!"
Teu amor voltou agora,
Ei-lo que chega das mansões extremas
Lá onde a loucura mora!
............................................
Veio transfigurada e mais formosa
Essa ingênua natureza,
Mais ágil, mais delgada, mais nervosa,
Das essências da Beleza".
35. (PUC-RS)
"Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
mares, estrelas, tardes, naturezas.
(...)
Ó almas presas, mudas e fechadas
Nas prisões colossais e abandonadas,
Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!
Nesses silêncios solitários, graves,
Que chaveiro do Céu possui as chaves
Para abrir-vos as portas do Mistério?!"
O poema de Cruz e Sousa valoriza a realidade ..... e a ....., através de uma linguagem impregnada por .....
36. (UFMA) Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto afirmar que:
37. (FEI-SP) Escolha a alternativa que preencha corretamente, na ordem apresentada, as lacunas da frase seguinte.
"O Simbolismo se opõe ao ....., aproximando-se do ....., no que diz respeito à presença do subjetivismo e da emoção, segundo se observa, por exemplo, em ....., célebre autor de Broquéis."
38. (FCMSCSP)
"Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero
luto jamais te afeie o cândido semblante!
Diante de Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante
de um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero."
frios de nostalgia e sonolência...
Sonhos brancos da Lua e viva essência
dos fantasmas notívagos da Cova."
Conforme atestam, respectivamente, os excertos, o ..... pregou, em seu programa, a impassibilidade, ao passo que o ..... marcou a poesia com as impressões mais densamente subjetivas, atingindo mesmo as profundidades do inconsciente.
39. (UFSCar-SP) Aponte a alternativa correta.
40. (UNIFICADO-RS)
"Se para este poeta são essenciais os elementos da mitologia clássica e as operações de linguagem que tratam o verso como uma peça de ourivesaria, para este outro importam as projeções do espírito, as paisagens etéreas e os sentimentos absolutos."
O trecho acima está se referindo, respectivamente, a:
41. (FEI-SP) Rejeitando os ideais românticos, retomam a tradição clássica, defendem o princípio da "arte pela arte" e supervalorizam a linguagem preciosa.
O texto acima refere-se a poetas:
42. (FEI-SP) Leia, com atenção, as declarações seguintes.
Tais declarações referem-se, respectivamente, à correntes estéticas:
43. (FUVEST-SP)
Deixei, como ignorante, o bem que tinha,
Vim sem considerar aonde vinha,
Deixei sem atender o que deixava."
Entoa agora o verso harmonioso,
Sabei, me comunica este saudoso
Influxo a dor veemente;
Não o gênio suave,
Que ouviste já no acento agudo e grave."
Sonhos em que afoguei o ardor da vida,
Ardente orvalho de febris pranteios,
Que lucro à alma descrida?"
Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido.
Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente: