Simbolismo

Gabarito

1. (FUVEST-SP) Encontre a alternativa em que há erro na correlação estética/característica:

  1. Romantismo/sentimentalismo

  2. Naturalismo/determinismo

  3. Parnasianismo/descritivismo

  4. Simbolismo/materialismo

  5. Modernismo/nacionalismo

2. (FCMSC-SP) Disse o grande professor de literatura:

"O trecho que acabo de ler é objetivo, comedido, as descrições são minuciosas e são freqüentes as evocações de figuras mitológicas. É elaborado; tem formas eruditas. É freqüente o hipérbato".

Com mais probabilidade, o trecho que o professor acaba de ler:

  1. era de um romance do Romantismo brasileiro (primeira fase).

  2. era de um poema do indianismo brasileiro.

  3. era de uma obra realista ou naturalista (conto ou romance).

  4. era um poema parnasiano.

  5. era de algum autor simbolista, mas, sem dúvida, em prosa.

3. (CESESP-PE) "O ..... está para o Parnasianismo, assim como a ..... está para o Simbolismo."

A alternativa que não preenche as lacunas é:

  1. verso de ouro/dimensão mística

  2. artesanato da palavra/liturgia

  3. culto da forma/musicalidade

  4. lirismo exacerbado/realidade chã

  5. perfeccionismo métrico/flexibilidade

4. (FUVEST-SP)

"Só, incessante, um som de flauta chora,

Viúva, grácil, na escuridão tranqüila,

– Perdida voz que de entre as mais se exila,

– Festões de som dissimulando a hora."

Os versos acima são marcados pela presença ..... e pela predominância de imagens auditivas, o que nos sugere a sua inclusão na estética ..... .

Assinale a alternativa que completa os espaços.

  1. da comparação/romântica.

  2. da aliteração/simbolista

  3. do paralelismo/trovadoresca

  4. de antítese/barroca

  5. do polissíndeto/modernista

5. (Unificado-RS)

"Nasce a manhã, a luz tem cheiro... Ei-la que assoma

Pelo ar sutil... Tem cheiro a luz, a manhã nasce...

Oh sonora audição colorida do aroma!"

A linguagem poética, em todas as épocas, foi e é simbólica; o Simbolismo recebeu esse nome por levar essa tendência ao paroxismo.

Os versos acima atestam essa exuberância, pela fusão de imagens auditivas, olfativas e visuais, constituindo rico exemplo de:

  1. eufemismo

  2. polissíndeto

  3. sinestesia

  4. antítese

  5. paradoxo

6. (PUC-RS)

"Noiva de Satanás, Arte maldita,

Mago Fruto letal e proibido,

Sonâmbula do além do Indefinido

Das profundas paixões, Dor Infinita"

A linguagem do poema situa-o no:

  1. Romantismo.

  2. Parnasianismo.

  3. Impressionismo.

  4. Simbolismo.

  5. Modernismo.

7. (VUNESP) Assinale a alternativa em que se caracteriza a estética simbolista.

  1. Culto do contraste, que opõe elementos como amor e sofrimento, vida e morte, razão e fé, numa tentativa de conciliar pólos antagônicos.

  2. Busca do equilíbrio e da simplicidade dos modelos greco-romanos, através, sobretudo, de uma linguagem simples, porém nobre.

  3. Culto do sentimento nativista, que faz do homem primitivo e sua civilização um símbolo de independência espiritual, política, social e literária.

  4. Exploração de ecos, assonância, aliterações, numa tentativa de valorizar a sonoridade da linguagem, aproximando-a da música.

  5. Preocupação com a perfeição formal, sobretudo com o vocabulário carregado de termos científicos, o que revela a objetividade do poeta.

8. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que todas as características de estilo são do Simbolismo.

  1. impassibilidade, vida descrita objetivamente, ecletismo

  2. hermetismo intencional, alquimia verbal, musicalidade

  3. favor da forma, expressões ousadas, fidelidade nas observações

  4. atmosfera de imprecisão, realismo cru, religiosidade

  5. complexidade, ressurreição dos valores humanos, materialismo pornográfico.

9. (PUC-RS)

"Hão de chorar por ela os cinamomos,

Murchando as flores ao tombar do dia.

Dos laranjais hão de cair os pomos,

Lembrando-se daquela que os colhia."

Uma das linhas temáticas da poesia de Alphonsus de Guimaraens, como se observa no exemplo, é a:

  1. amada morta

  2. religiosidade profunda

  3. transfiguração do amor

  4. atmosfera litúrgica

  5. paisagem mariana

10. (UCP-PR) Assinale a alternativa correta:

  1. o Romantismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.

  2. o poeta parnasiano deixa-se arrebatar pelo conflito entre o mundo real e o imaginário, expresso num sentimentalismo acentuado.

  3. o Realismo é conseqüência do surto de cientificismo e da fadiga da repetição das fórmulas subjetivas.

  4. no Romantismo, o escritor mergulha no interior das personagens, mostrando ao leitor seus dramas e sua agonia.

  5. no Simbolismo, predominou a prosa.

11. (PUC-RS) A crítica constata nas metáforas simbolistas de Cruz e Sousa a obsessão pela cor:

  1. branca

  2. negra

  3. rubra

  4. roxa

  5. azul

12. (UFSCar-SP) A ênfase na seleção de vocabulário poético, com o objetivo de transferir ao poema o máximo de correspondência sensorial, é uma característica do:

  1. Romantismo, sobretudo na obra de Castro Alves

  2. Barroco, principalmente em Gregório de Matos

  3. Simbolismo, representado pelas obras de Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens

  4. Parnasianismo, representado pela obra de Alberto de Oliveira

  5. Pré-Modernismo, principalmente em Jorge de Lima.

13. (FEMP-PA) Seus poemas sugerem um clima de mistério, através de uma linguagem rica em adjetivos semanticamente vagos e imprecisos. Trata-se de ..... que escreveu..... e, como poeta, está vinculado ao ..... .

  1. Vinícius de Moraes/ Sonetos e baladas/ Modernismo

  2. Álvares de Azevedo/ Lira dos vinte anos/ Romantismo

  3. Cruz e Sousa/ Faróis/ Simbolismo

  4. Olavo Bilac/ O caçador de esmeraldas/ Parnasianismo

  5. Cecília Meireles/ Vaga música/ Modernismo.

14. (FMU/FIAM-SP) O poeta simbolista tem outra visão da natureza e do mundo. Para ele, o que importa é:

  1. a impassibilidade, o rigor formal, a busca da perfeição

  2. a valorização dos gosto burguês, o nacionalismo, a tradição

  3. a realidade social, o combate ao idealismo, o racionalismo

  4. o elemento pitoresco, o final inesperado, a caricatura

  5. a analogia profunda entre a realidade aparente e a realidade oculta das coisas, a sugestão, a musicalidade.

15. (FUVEST-SP)

I

"Longe do estéril turbilhão da rua,

Beneditino, escreve! No aconchego

Do claustro, na paciência e no sossego,

Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"

II

"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras

De luares, de neves, de neblinas!...

Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...

Incensos dos turíbulos das aras..."

As estrofes anteriores são, respectivamente, dos poetas:

  1. Manuel Bandeira e Olavo Bilac

  2. Vinícius de Moraes e Fagundes Varela

  3. Olavo Bilac e Cruz e Sousa

  4. Cruz e Sousa e Castro Alves

  5. castro Alves e Alphonsus de Guimaraens

16. (UNIP-SP) A negação do Positivismo, do Materialismo e das estéticas neles fundamentadas; a criação poética como fruto do inconsciente, da intuição, da sugestão, da associação de imagens e idéias; o tom vago, impreciso, nebuloso; o uso acentuado de sinestesias e intensa musicalidade, são características do:

  1. Realismo

  2. Simbolismo

  3. Naturalismo

  4. Romantismo

  5. Parnasianismo

17. (FUVEST-SP)

"E fria, fluente, frouxa claridade

flutua como as brumas de um letargo"

Nestes versos de Cruz e Sousa, encontra-se um dos traços característicos do estilo simbolista:

  1. utilização do valor sugestivo da música e da cor

  2. rima aproximativa: uso de aliterações

  3. presença de onomatopéia

  4. uso de antinomia

  5. emprego de expressões arcaicas.

18. (PUCC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:

  1. o jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas

  2. a busca da transcendência, a preponderância do símbolo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações

  3. a espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre

  4. o perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário precioso

  5. o jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.

19. (OSEC-SP) A nossa literatura do período colonial:

  1. sofreu grande influência da França

  2. foi mero instrumento da política lusitana.

  3. foi uma continuação da literatura portuguesa.

  4. apresenta já bons ficcionistas.

  5. tem em Basílio da Gama seu poeta maior.

20. (UFPA) Na última década do século XIX surge, no Brasil, a manifestação de um estilo de época, que é o:

  1. Parnasianismo, que reagiu violentamente contra o estilo então vigente: o Simbolismo.

  2. Romantismo, que se ajustou perfeitamente à alma do brasileiro, cujos anseios de liberdade política e literária passou a exprimir.

  3. Impressionismo, que pregava a volta à rigidez formal dos clássicos.

  4. Arcadismo, que pregava seu ideal de felicidade decorrente da vida em contato com a natureza.

  5. Simbolismo, que encontrou uma oposição hostil por parte dos parnasianos, a ponto de quase passar despercebido.

21. (UnB-DF) Marque a opção que traz a obra considerada marco inicial do Romantismo no Brasil:

  1. Iracema

  2. Marília de Dirceu

  3. O guarani

  4. Suspiros poéticos e saudades

22. (FCMSCSP)

"A poesia subjetiva chegara efetivamente aos derradeiros limites da convenção, descera ao brinco pueril, a uma enfiada de coisas piegas e vulgares; os grandes dias de outrora tinham positivamente acabado; e se de longe em longe algum raio vinha aquecer a poesia transida e debilitada, era talvez uma estrela, não era o sol. De envolta com isso, ocorreu uma circunstância grave, o desenvolvimento das ciências modernas, que despovoaram o céu dos rapazes, que lhes deram diferente noção das coisas, e um sentimento que de nenhuma maneira podia ser o da geração que os precedeu."

Nesse artigo de 1879, Machado de Assis fala do surgimento de uma nova mentalidade poética, que podemos identificar na corrente..... e que ele opõe à decadente poesia ... .

  1. pré-romântica, barroca

  2. romântica, neoclássica

  3. parnasiana, romântica

  4. simbolista, parnasiana

  5. neoclássica, simbolista

23. (COVEST-PE) Assinale:

  1. se apenas a informação I for correta.

  2. se apenas a II for correta.

  3. se apenas a I e a II forem corretas.

  4. se apenas a II e a III forem corretas.

  5. se todas estiverem corretas.

"Infinitos espíritos diversos,

Inefáveis, edênicos, aéreos,

Fecundai o Mistério destes versos

Com a chama ideal de todos os mistérios."

  1. Pelas características que apresenta é um texto simbolista.

  2. Opõe-se ao Naturalismo e ao Parnasianismo, valorizando uma realidade subjetiva, metafísica, espiritual.

  3. Possui em comum com o Parnasianismo o apuro formal.

24. (UFBA) No Simbolismo, o poeta cria cenários espiritualizados, que sugerem dimensões estranhas à realidade terrena.

Assinale a proposição ou as proposições que comprovam a afirmativa acima:

  1. "Quando por mim passaste

Pela primeira vez,

Como eu sorrisse, tu coraste.

O sol estava abrasador.

E eu disse então: 'Talvez! talvez

Fosse o calor'."

  1. "Tarde louca de abril; gemem aves-marias

Pelas naves; o luar o mundo inteiro enfeixa

Num ramalhete de ouro estelar: nostalgias

Que o ocaso em funeral pelo infinito deixa."

  1. "Nasci em leito de rosas

E morro em leito de espinhos...

Ó mães que sois caridosas,

Velai por vossos filhinhos!"

  1. "Quando chegastes, os violoncelos

Que andam no ar cantaram hinos.

Estrelaram-se todos os castelos,

E até nuvens repicaram sinos."

  1. "A dor de quem recorda os tempos idos

Fere como um punhal envenenado.

São vozes mudas, últimos bailados

do cordeiro angustioso do passado."

  1. "Na áurea correspondência estelar das esferas

A tua Alma nupcial há de passar triunfante.

O teu olhar reflete, entre vagas quimeras,

O Inferno, o Purgatório e o Paraíso de Dante."

25. (COVEST-PE) A musicalidade é característica do Simbolismo. Para consegui-la, os poetas usam vários recursos. Um deles é a aliteração (que consiste na repetição de fonemas para sugerir um som). Assinale a alternativa em que esse recurso não foi empregado.

  1. "Pedro pedreiro penseiro esperando o trem..."

  2. "Cada pingo de Maria ensopava o meu domingo..."

  3. "Toda gente homenageia Januária na janela..."

  4. "As palavras transcendem o significado..."

  5. "Até o mar faz maré cheia pra chegar mais perto dela..."

26. (PUC-RS)

"Mãos que os lírios invejam; mãos eleitas

Para aliviar de Cristo os sofrimentos

Cujas veias azuis parecem feitas

Da mesma essência astral dos óleos bentos."

O vocabulário litúrgico, a religiosidade, a musicalidade da estrofe acima vinculam-na ao:

  1. Romantismo.

  2. Parnasianismo.

  3. Impressionismo.

  4. Modernismo.

  5. Simbolismo.

27. (PUC-RS)

"Ninguém anda com Deus mais do que eu ando,

Ninguém segue os seus passos como eu sigo,

Não bendigo a ninguém e nem maldigo:

tudo é morte num peito miserando.

Vejo o sol, vejo a luz e todo bando

Das estrelas no olímpico jazigo.

A misteriosa mão de Deus o trigo

Que ela plantou aos poucos vai ceifando."

Um dos temas marcantes da poesia simbolista de Alphonsus de Guimaraens é a ..... profunda e pessoal, como ilustram as estrofes acima:

  1. delicadeza.

  2. melancolia.

  3. religiosidade.

  4. ternura.

  5. evasão.

28. (UEL-PR) Assinale a alternativa que contém apenas características da estética simbolista:

  1. temática social; hermetismo; valorização dos tons fortes; materialismo; antítese.

  2. temática intimista; ocultismo; valorização dos tons fortes; espiritualidade; sinestesia.

  3. temática intimista; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; sinestesia.

  4. temática bucólica; hermetismo; valorização do branco e da transparência; espiritualidade; antítese.

  5. temática bucólica; ocultismo; valorização das tonalidades verdes; materialismo; sinestesia.

29. (UFPR) Com relação à estética simbolista no Brasil, podemos afirmar que:

  1. entre seus poetas destacam-se Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens e o paranaense Emiliano Perneta.

  2. Em seus versos, os poetas transmitiram toda a homologia (correspondência) existente entre a vida social e a literatura.

  3. Os poetas enfatizaram a percepção intuitiva da realidade, em vez de buscá-la de maneira lógica.

  4. Entre os recursos utilizados pelos poetas para aproximar a poesia da música destaca-se o uso de aliterações.

  5. Foi um movimento literário que primou por versos descritivos e pela perfeição formal.

30. (EU-Ponta Grossa)

"Para as estrelas de cristais gelados,

as ânsias e os desejos vão subindo,

galgando azuis e siderais noivados,

de nuvens brancas a amplidão vestindo..."

Nestes versos aparece:

  1. o desejo de evasão que caracteriza a poesia romântica.

  2. o uso de imagens minerais, típico do Parnasianismo.

  3. a contradição do estilo barroco.

  4. o panteísmo arcádico.

  5. a aspiração ao infinito, à transcendência, um dos temas do Simbolismo.

31. (MACK-SP) Alphonsus de Guimaraens é um poeta identificado com um período literário cujas características são:

  1. mitologia pagã e busca da natureza.

  2. simbologia matemática e musical.

  3. análise social de grupos humanos marginalizados e valorização do coletivo.

  4. exaltação da natureza, da pátria e do índio.

  5. misticismo, amor e morte.

32. (FUVEST/GV-SP) Opondo-se à razão, predominante na poesia ligada ao realismo, os poetas passam a repudiar esse vínculo e se voltam para a esfera do sonho, para o despertar das forças inconscientes que "a Arte deveria suscitar magicamente". Donde as atmosferas difusas, a predominância das cores e dos sons, a busca da correspondência dos sentidos. De que movimento literário se trata?

  1. Surrealismo.

  2. Romantismo.

  3. Modernismo.

  4. Futurismo.

  5. Simbolismo.

33. (UFES)

"Ah! plangentes violões dormentes, mornos,

Soluços ao luar, choros ao vento...

Tristes perfis, os mais vagos contornos,

bocas murmurejantes de lamento."

(Cruz e Sousa)

O fragmento de texto apresenta características da poesia simbolista, exceto:

  1. imaginação estimulada por elementos sensoriais.

  2. comparação da poesia com a música.

  3. preferência por temas subjetivos, místicos e espirituais.

  4. poesia evocadora de emoções e sentimentos.

  5. descrição objetiva da realidade.

34. (PUC-MG) Os textos abaixo são característicos de um mesmo estilo de época, exceto:

  1. "E som e cor e cor e som, na mesma ondulação ritmal, na mesma eterificação de volúpias, conjuntam-se, compõem-se numa só onda de orquestrações e de cores, que vão assim tecendo auréolas eternais das Esferas..."

  2. "Quando Ismália enlouqueceu,

Pôs-se na torre a sonhar...

Viu uma lua no céu,

Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,

Banhou-se toda em luar...

Queria subir ao céu,

queria descer ao mar..."

  1. "Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

Soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

Mares, estrelas, tardes, natureza.

Tudo se veste de uma igual grandeza

Quando a alma entre grilhões as liberdades

Sonha e sonhando, as imortalidades

Rasga no etéreo Espaço da Pureza."

  1. "Adeus qu'eu parto, senhora;

Negou-me o fado inimigo

Passar a vida contigo

Ter sepultura entre os meus;

Negou-me nesta hora extrema,

Por extrema despedida,

Ouvir-te a voz comovida

Soluçar um breve Adeus!"

  1. "Alma! Que tu não chores e não gemas,

Teu amor voltou agora,

Ei-lo que chega das mansões extremas

Lá onde a loucura mora!

............................................

Veio transfigurada e mais formosa

Essa ingênua natureza,

Mais ágil, mais delgada, mais nervosa,

Das essências da Beleza".

35. (PUC-RS)

"Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,

soluçando nas trevas, entre as grades

Do calabouço olhando imensidades,

mares, estrelas, tardes, naturezas.

(...)

Ó almas presas, mudas e fechadas

Nas prisões colossais e abandonadas,

Da Dor no calabouço, atroz, funéreo!

Nesses silêncios solitários, graves,

Que chaveiro do Céu possui as chaves

Para abrir-vos as portas do Mistério?!"

O poema de Cruz e Sousa valoriza a realidade ..... e a ....., através de uma linguagem impregnada por .....

  1. objetivaespiritualidadesugestões

  2. inconscientemusicalidadeoposições

  3. subjetivaespiritualidadesímbolos

  4. inconscienteracionalidadesugestões

  5. subjetivaespiritualidadesímbolos

36. (UFMA) Sobre o Parnasianismo e o Simbolismo, na Literatura Brasileira, é correto afirmar que:

  1. os estilos são absolutamente distintos quanto à técnica da versificação.

  2. os dois estilos se aproximam pelas preferências temáticas.

  3. à metafísica do primeiro, juntou-se o realismo do segundo.

  4. os dois estilos se aproximam quanto à técnica da versificação.

  5. não há proximidade entre os dois.

37. (FEI-SP) Escolha a alternativa que preencha corretamente, na ordem apresentada, as lacunas da frase seguinte.

"O Simbolismo se opõe ao ....., aproximando-se do ....., no que diz respeito à presença do subjetivismo e da emoção, segundo se observa, por exemplo, em ....., célebre autor de Broquéis."

  1. (1) Realismo/ (2) Romantismo/ (3) Cruz e Sousa

  2. (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Gonçalves Dias

  3. (1) Arcadismo/ (2) Romantismo/ (3) Castro Alves

  4. (1) Romantismo/ (2) Barroco/ 93) Manuel Bandeira

  5. (1) Naturalismo/ (2) Modernismo/ (3) Olavo Bilac

38. (FCMSCSP)

"Musa! um gesto sequer de dor ou de sincero

luto jamais te afeie o cândido semblante!

Diante de Jó, conserva o mesmo orgulho; e diante

de um morto, o mesmo olhar e sobrecenho austero."

  1. "Brancuras imortais da Lua Nova,

frios de nostalgia e sonolência...

Sonhos brancos da Lua e viva essência

dos fantasmas notívagos da Cova."

Conforme atestam, respectivamente, os excertos, o ..... pregou, em seu programa, a impassibilidade, ao passo que o ..... marcou a poesia com as impressões mais densamente subjetivas, atingindo mesmo as profundidades do inconsciente.

  1. Barroco / Arcadismo

  2. Arcadismo / Romantismo

  3. romantismo / Parnasianismo

  4. Parnasianismo / Simbolismo

  5. Simbolismo / Modernismo

39. (UFSCar-SP) Aponte a alternativa correta.

  1. Em Cruz e Sousa, a forma guarda o apuro parnasiano.

  2. a poesia de Cruz e Sousa é predominantemente otimista e superficial.

  3. Em Cruz e Sousa, encontramos poesia desleixada, sem apuro formal.

  4. O Simbolismo tem seu início em 1893, com a publicação de duas obras de Alphonsus de Guimaraens.

  5. Cruz e Sousa, devido a sua forte espiritualidade, nunca abordou a angústia sexual.

40. (UNIFICADO-RS)

"Se para este poeta são essenciais os elementos da mitologia clássica e as operações de linguagem que tratam o verso como uma peça de ourivesaria, para este outro importam as projeções do espírito, as paisagens etéreas e os sentimentos absolutos."

O trecho acima está se referindo, respectivamente, a:

  1. Casimiro de Abreu e Basílio da Gama

  2. Alphonsus de Guimaraens e Augusto dos Anjos.

  3. Olavo Bilac e Cruz e Sousa

  4. Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.

41. (FEI-SP) Rejeitando os ideais românticos, retomam a tradição clássica, defendem o princípio da "arte pela arte" e supervalorizam a linguagem preciosa.

O texto acima refere-se a poetas:

  1. parnasianos

  2. naturalistas

  3. simbolistas

  4. modernistas

  5. árcades

42. (FEI-SP) Leia, com atenção, as declarações seguintes.

  1. Seus traços de relevo: o gosto pela descrição nítida, concepções tradicionalistas sobre metro, ritmo e rima e, no fundo, o ideal da impessoalidade que partilha com os realistas do tempo.

  2. A Arte é o reflexo de todo o luxo que caracteriza a escultura e a pintura das igrejas.

  3. Os poetas recebem o nome de "nefelibatas", ou seja, "os que vivem nas nuvens". Revaloriza-se o sonho.

  4. O herói, ao contrário da concepção dos truculentos heróis medievais e antigos, é o pastor pacato e honrado, respirando a brisa balsâmica dos campos e vivendo tranqüilos idílios.

Tais declarações referem-se, respectivamente, à correntes estéticas:

  1. barroca; pré-modernista; romântica e simbolista.

  2. pré-modernista; simbolista; romântica e parnasiana.

  3. parnasiana; romântica; simbolista e pré-modernista.

  4. arcádica; romântica; pré-modernista e barroca.

  5. parnasiana; barroca; simbolista e arcádica.

43. (FUVEST-SP)

  1. "Porque não merecia o que lograva,

Deixei, como ignorante, o bem que tinha,

Vim sem considerar aonde vinha,

Deixei sem atender o que deixava."

  1. "Se a flauta mal cadente

Entoa agora o verso harmonioso,

Sabei, me comunica este saudoso

Influxo a dor veemente;

Não o gênio suave,

Que ouviste já no acento agudo e grave."

  1. "Da delirante embriaguez de bardo

Sonhos em que afoguei o ardor da vida,

Ardente orvalho de febris pranteios,

Que lucro à alma descrida?"

Cada estrofe, a seu modo, trabalha o tema de um bem, de um amor almejado e passado ou perdido.

Avaliando atentamente os recursos poéticos utilizados em cada uma delas podemos dizer que os movimentos literários a que pertencem I, II e III são respectivamente:

  1. barroco, arcadismo, romantismo.

  2. barroco, romantismo, parnasianismo.

  3. romantismo, parnasianismo, simbolismo.

  4. romantismo, simbolismo, modernismo.

  5. parnasianismo, simbolismo, modernismo.

Ver também:

Gabarito

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