MiniGramática

A concordância e o predicativo ""

Nas orações em que a palavra for um predicativo do sujeito (portanto, um adjetivo), ela deve concordar em número com o sujeito ao qual se liga.

A concordância nominal, obrigatória em língua portuguesa, procura colocar em harmonia nomes que se relacionam (substantivo e adjetivo, substantivo e pronomes, etc.). Uma oração formada por verbos de ligação tem como predicado um predicativo do sujeito. Muitas vezes esse predicativo se compõe de adjetivos que predicam o sujeito.

A palavra ora funciona como advérbio ora como adjetivo. No primeiro caso, é uma palavra invariável (não se flexiona); no segundo, é uma palavra que se flexiona de acordo com o termo determinado. Em posição de predicativo do sujeito, portanto, a palavra sempre deve concordar com o seu sujeito.

Exemplos:

  1. Os convidados estão . [Inadequado]

    Os convidados estão sós. [Adequado]

  2. Eventualmente Marisa permanecia sós em seu quarto. [Inadequado]

    Eventualmente Marisa permanecia em seu quarto. [Adequado]

Apesar de a concordância nominal freqüentemente marcar flexões de número e gênero, no caso da palavra ocorre simplesmente a flexão de número, já que não há uma forma específica para o masculino e o feminino dessa palavra na nossa língua.

Anterior Proximo Tela de apresentação