MiniGramática

A Construção de uma Minigramática

A partir de agora você está convidado a percorrer o vasto mundo da gramática da língua portuguesa!

Trata-se de um conjunto de normas postuladas no decorrer da história da língua portuguesa do Brasil. Inúmeros gramáticos contribuíram, ao longo dos anos, para consagrar as formas e construções que hoje compõem as regras da norma culta da língua portuguesa. Os princípios estipulados em uma gramática visam, em primeiro lugar, a garantir uma boa utilização dos recursos da língua, em especial a língua escrita e, em segundo lugar, ser um material de referência para a explicação dos fenômenos lingüísticos. Portanto, para a boa construção em linguagem verbal, não basta o dicionário; é também importante o conhecimento da estrutura de cada língua, objeto da gramática.

Este material que estamos lhe apresentando denomina-se minigramática. Ele é "mini" por dois motivos fundamentais. O primeiro é que o conjunto de informações contido aqui ainda não cobre todos os fenômenos da nossa língua portuguesa. O segundo motivo é que tivemos como meta a apresentação de textos objetivos e sucintos.

A minigramática está em sua segunda versão. Na primeira fase, optamos pelo tratamento das inadequações gramaticais mais freqüentes, ou seja, momentos em que as normas gramaticais cultas são violadas com maior freqüência. Nessa segunda etapa de trabalho, ocupamo-nos de elaborar um material metalingüístico, isto é, uma fonte de informações definitórias de vários componentes da estrutura da língua: as classes gramaticais, as unidades menores do texto e os termos da oração.

Com a preocupação de lhe responder, em detalhes, sobre as inadequações cometidas sobre um texto escrito, criamos uma minigramática especialmente voltada ao fornecimento de explicações dos fenômenos da língua portuguesa, apresentando, inclusive e na forma de exemplos, as construções aceitáveis e inaceitáveis referentes a cada tópico gramatical. Você conhecerá, por exemplo, as especificidades do fenômeno da concordância, da crase e da regência de alguns verbos. Poderá esclarecer dúvidas sobre o emprego adequado da vírgula, do hífen e de alguns pronomes; terá acesso às particularidades do uso de várias locuções e de palavras como "se" e "capaz", por exemplo. É uma oportunidade de pesquisar sobre o porquê da expressão "entre mim e ti", em vez de "entre eu e você", do uso de "em nível de", em vez de "a nível de" e da construção "Responda-me assim que puder", em vez de "Me responda assim que puder".

Na maioria das vezes procuramos selecionar alguns tópicos relacionados ao tema de pesquisa (Tópicos Relacionados) que podem acrescentar informações sobre o tema que você estará acessando. A presença de vários links (destaque sublinhado nos textos) irá permitir que você alcance informações complementares de forma rápida e interativa. Ainda nesse sentido, procuramos evidenciar as informações mais relevantes de cada verbete através dos destaques em negrito. Isso permite que você faça a distinção dos vários usos dos recursos lingüísticos e guarde deles as suas particularidades.

Nosso esforço em fornecer a você um material alternativo, de fácil acesso e manipulação, além de sério com respeito às informações da nossa língua é um processo ainda em andamento. Em alguns momentos, contaremos com o seu conhecimento conceitual referente à gramática, tais como os tipos de orações, a noção de locução, contração, contexto, discurso, etc. Nossa perspectiva, no entanto, é atendê-lo nessas lacunas com as próximas versões da minigramática.

Da maneira como está hoje, este suporte lingüístico caminha para o abandono do seu status de "mini", dadas as informações que agora contemplam o plano conceitual da gramática e os processos que envolvem as estruturas da língua.

Mas, contrariando aqueles que advogam a favor da alta complexidade da língua portuguesa em relação às demais línguas do mundo, acreditamos ser possível assimilar com tranqüilidade a estrutura do português do Brasil e aplicá-la com habilidade. Temos plena certeza, então, que essa excursão pelo mundo da gramática será um enorme prazer para você. Sendo assim, vamos a ela...

Anterior Proximo Tela de apresentação