Normas Tecnicas de Apresentação

Sobre estas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos

Prezado Leitor,

Os trabalhos acadêmicos – os textos que se produzem na Universidade – são de diferentes tipos: há textos de maior fôlego, como as monografias de conclusão de curso, as dissertações de mestrado e as teses de doutorado, por exemplo; e há textos menores, mais concisos, como as resenhas, os projetos, os relatórios, os trabalhos de conclusão de disciplina, entre outros. Cada um desses textos tem uma estrutura própria, que lhe é singular, e presta-se a objetivos específicos, que o diferenciam dos demais. No entanto, todos esses textos são produto, em regra, de três compromissos comuns:

a) o compromisso com a elaboração do conteúdo, que deve ser construído de forma metódica, científica, objetiva, segundo os protocolos específicos de pesquisa que caracterizam cada uma das áreas do saber;

b) o compromisso com a expressão do conteúdo, que deve ser feita de forma clara e precisa, com uso de vocabulário controlado, articulado em um texto coeso e coerente, vertido na norma-padrão da língua portuguesa;

c) o compromisso com a apresentação do texto, que deve respeitar os procedimentos convencionais de digitação, formatação e diagramação dos originais, geralmente estabelecidos pelas próprias instituições de ensino superior.

As normas que são aqui apresentadas referem-se ao último desses três compromissos e têm por objetivo oferecer algumas indicações que vêm sendo normalmente exigidas da apresentação de trabalhos acadêmicos. Embora as regras variem de instituição para instituição – e será sempre importante consultar as normas de sua instituição antes de proceder à entrega do trabalho – muitos dos dispositivos de apresentação são regulados por normas brasileiras de referência (NBR), elaboradas por comitês específicos da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que trabalham pela padronização da forma de apresentação dos trabalhos acadêmicos.

Na elaboração deste texto, consultaram-se, principalmente, as normas seguintes:

Essas normas foram complementadas com alguns exemplos e comentários, que aqui aparecem a título de ilustração.

Esperamos que este material possa ser útil no processo de elaboração de trabalhos acadêmicos e que venha a contribuir para a uniformização dos procedimentos de apresentação de textos universitários. Entendemos ser este um importante pré-requisito para que a produção científica e acadêmica possa ter maior alcance e melhor circulação, contribuindo, desta forma, para a disseminação do saber.

 

Saudações universitárias,

Da Equipe de Desenvolvimento.

Topo Proxima