Palavras Compostas Anterior Próximo Índice

Flexão

A flexão das palavras compostas é freqüente fonte de dúvida, a qual, entre especialistas, recebe o nome glamoroso de "controvérsia". De fato, há discordância quanto à flexão de certos compostos tanto entre um dicionário e outro quanto entre dicionários e gramáticas. Portanto, daremos aqui apenas algumas recomendações sobre os casos mais freqüentes e notáveis. Vale lembrar, entretanto, que quaisquer argumentos emitidos contra uma dada possibilidade de flexão ou a seu favor serão fortemente baseados em três fatores, a saber:

  1. a grafia do composto. Caso você saiba, com certeza, que um composto é grafado sem hífen, ou seja, pela colagem direta dos seus constituintes, pode confiar que ele deve ser flexionado como uma palavra simples, só em sua terminação. Portanto, não deve haver dúvida na flexão de, por exemplo, "passatempo(s)" ou "malmequer(es)";
  2. a história da construção do composto em questão. Nesse quesito, questões sobretudo de aninhamento/indireção são centrais, como já fizemos observar, e podem determinar, por exemplo, que uma palavra seja flexionada de forma diversa quando aplicada como substantivo ou adjetivo (veja "verde-claro");
  3. a classe gramatical do composto, porque há certo consenso em que substantivos e adjetivos compostos se comportem de forma distinta quando da flexão.

Apesar de também serem passíveis de flexão, os poucos verbos cuja formação envolve algum tipo de composição não causam problemas, variando apenas sua terminação. É o que acontece, por exemplo, em "(nós) dedo-duramos". Não nos estenderemos, por conseguinte, sobre essa classe gramatical.

Antes de tornarmos às "regras" propriamente ditas, vale observar que, apesar da controvérsia, recorrer a bons dicionários ainda é a forma mais segura de lidar com casos específicos. Se não fazem constar explicitamente as flexões dos compostos, algo muito freqüente, os dicionários irão classificá-los como "comuns de dois gêneros" (usualmente com a abreviatura "2g") e/ou "comuns de dois números" (abreviatura "2n"), indicando que podem assumir qualquer gênero (masculino/feminino) e/ou qualquer número (singular/plural) sem mudança de forma.

1. Flexionando substantivos compostos

A flexão de um substantivo composto dependerá diretamente de sua construção, da seguinte forma:

2. Flexionando adjetivos compostos

A flexão de um adjetivo composto dependerá diretamente de sua construção, da seguinte forma:

Anterior Próximo Índice