Pesquisadores Envolvidos

O Listener vem sendo desenvolvido como um projeto de Mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), e envolve os seguintes pesquisadores:

Gustavo Augusto de Mendonça Almeida

Mestrando em Ciências de Computação e Matemática Computacional

Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Letras - Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em LingüísticaMestrando em Ciências de Computação e Matemática Computacional, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Letras, habilitação Linguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui interesse na área de Linguística e Linguística Computacional, especialmente nas subáreas Reconhecimento Automático de Fala, Fonética e Fonologia, Processamento de Língua Natural e Teorias de Uso e de Exemplares. Foi bolsista de apoio técnico e de iniciação científica no Laboratório Eletrônico de Oralidade e Escrita (e-Labore) [2008-2010]. Foi servidor técnico-administrativo na UFMG, lotado no Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) [2011-2012].

Profa. Dra. Sandra Maria Aluisio

Orientadora

Universidade de São Paulo (USP)

Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1986), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (1989) e Doutorado em Inteligência Artificial, mais especificamente, Processamento de Línguua Natural, pela Universidade de São Paulo (1995). Leciona em disciplinas e orienta teses e dissertações na Universidade de São Paulo nas áreas: Processamento de Língua Natural e Inteligência Artificial na Educação, através de métodos baseados em corpus.

Prof. Dr. Aldebaro Barreto da Rocha Klautau Júnior

Co-orientador

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1990), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1993) e doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade da Califórnia de San Diego, EUA (UCSD, 2003). Em atividades de pós-doutorado foi pesquisador visitante na Stockholm University, Suécia, em 2007, e na UCSD, EUA em 2012 / 2013. É professor da UFPA, onde coordena os laboratórios de processamento de sinais (LaPS) e de sensores e sistemas embarcados (LASSE), sendo o representantes (TIES) da instituição junto ao ITU-T vinculado à ONU. Atualmente é "senior member" do IEEE. Tem experiência nas áreas de processamento digital de sinais, telecomunicações, inteligência computacional e sistemas embar de Processamento de Sinal do IT desde 2008, do L2F - INESC,ID desde 2012 e do MLDC (Microsoft) desde 2013. Recentemente, ativou também uma linha de pesquisa em processamento da língua com o LTI - Carnegie Melon University.cados, atuando principalmente nos temas reconhecimento e síntese de fala (voz), "digital subscriber line" (DSL e G.fast), redes de acesso e "backhaul", rádio em software, mineração de dados de séries temporais, processamento de sinais em FPGA, redes de sensores sem fio acústicas e em telecomunicação de baixo custo para Amazônia e comunidades carentes e à margem dos benefícios da tecnologia.

Profa. Dra. Sara Candeias

Pesquisadora Colaboradora

Universidade de Coimbra (UC), Portugal

Possui duas graduações, uma em Português e Línguas Clássicas - Área Científica (1994), outra em Português e Línguas Clássicas - Ensino de Línguas (1995), ambas pela Universidade de Coimbra, em Portugal. É mestre em Português e Línguas Clássicas (1999), pela mesma Universidade, e doutora em Linguística (2007), pela Universidade de Aveiro, em Portugal. Desde 1998, é pesquisadora do Instituto de Telecomunicações, Depto. de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, da Universidade de Coimbra. Participa de projetos e consórcios em conjunto com grupo de pesquisadores do Laboratório de Processamento de Sinal do IT desde 2008, do L2F - INESC-ID desde 2012 e do MLDC (Microsoft) desde 2013. Recentemente, ativou também uma linha de pesquisa em processamento da língua com o LTI - Carnegie Melon University. Tem interesse na investigação do Português Europeu e Brasileiro, tendo participado de projetos colaborativos no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e também no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). É autora de mais de 50 artigos nas áreas de Língua Portuguesa, Fonética, Conversão Texto-para-Fala e Reconhecimento de Fala.

Link para a página pessoal

Powered by Google Custom Search ©.

Listener no Facebook

Links

Os sites abaixo possuem conteúdo de interesse para o reconhecimento de fala e áreas correlatas.